Evangelho do dia 09/01/2022
Batismo do Senhor, festa - Ano C - Branca

Ele vos batizará com o Espírito Santo - Lc 3,15-16.21-22
Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”.
Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.Oração Inicial
Na oração nos dispomos a dialogar com Deus, sobretudo escutá-lo. Hoje, a liturgia nos convida a celebrar o Batismo de Jesus. “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. Essa é a revelação que o Pai faz a respeito de Jesus, o homem batizado por João Batista. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer por meio de sua Palavra.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. O que acontece no Rio Jordão? O que significam as palavras: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.
Evangelho: Lc 3,15-16.21-22 Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”.
“Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela sua identidade e sua missão. Ele é o servo de Deus, o Senhor de todos, o Filho amado do Pai. O sacramento do Batismo também revela nossa identidade e nossa missão de cristãos. Em nosso batismo, celebramos o grande amor do Senhor Jesus que se entregou em nosso favor, alcançando-nos o perdão dos pecados por sua morte redentora. Pelo derramamento do Espírito, no batismo, o Senhor nos faz novas criaturas, filhos e filhas de Deus. Nós somos servos de Deus, cidadãos do Reino, filhos amados do Pai. No batismo, nasce nossa responsabilidade na missão de Cristo e da Igreja”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de João Batista? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.
Contemplação (Vida e Missão)
O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.
Bênção
Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.
No batismo, Jesus inicia oficialmente sua missão. Ele ora e é confirmado pelo Espírito Santo e pelo Pai, ou seja, nele se realiza a vontade do Pai. Jesus, pela oração, sintoniza-se com o Pai e sua missão se inicia. O povo pode confiar, pois ele agrada ao Pai. Na primeira leitura, Is 40,1-5.9-11 aponta para uma grande novidade. O povo que estava no Exílio é consolado e vai voltar para sua pátria. Deus já perdoou seu pecado. Como pastor, carinhosamente cuida de seu rebanho. Deus agraciou seu povo. O profeta, qual ágil teólogo e poeta, descreve a volta de forma pitoresca: os vales serão aterrados. A ação de Deus a favor dos pecadores sofridos é pura graça. A segunda leitura (Tt 2,11-14; 3,4-7) mostra que esse agraciamento de Deus ao seu povo se plenificou na pessoa de Jesus. Não foi mérito dos discípulos, mas pura misericórdia dele, dando o banho da regeneração e o Espírito Santo. Em Cristo, o povo é agraciado, como outrora o povo na volta do Exílio. No evangelho (Lc 3,15-16.21-22) se ilustram as expectativas messiânicas do povo. Lucas, valendo-se do pano de fundo do AT, esclarece que João não é o Messias esperado, mas que ele aponta para o verdadeiro realizador da nova aliança. Em Dt 25,5ss se fala da lei do levirato (o homem que não quer assumir como sua mulher a cunhada viúva de seu irmão, terá a sandália tirada). Jesus, o que está por vir, não renuncia ao direito de ser o esposo da nova aliança; por isso, João não pode desamarrar a sandália (Dt 25,9). Ele vai batizar com o Espírito Santo e com fogo (cf. Is 4,4; Jr 4,11-12). Em outras palavras, o realizador das esperanças messiânicas é Jesus, não João. O batismo de Jesus, na versão de Lc 3,21-22, difere um pouco da de Mt 3,13-17 e de Mc 1,9-11. Não se narra o diálogo de Jesus e de João. Jesus está anônimo entre o povo. Ele se esvaziou e assumiu a vida do povo (Fl 2,6-11). O testemunho que recebe do Pai e do Espírito confirma sua missão. O Espírito em forma de pomba lembra a esperança do fim do dilúvio (Gn 8,12) e o amor (Ct 2,10). A voz do Pai lembra o Sl 2,7. O batismo de João, na realidade, ainda não é o batismo de verdade (água). O verdadeiro batismo é o de Jesus, no Espírito e no Fogo (Pentecostes – At 2,1-13). Convém aqui lembrar que, em At 19,1ss, Paulo se confronta com uma comunidade batizada por João. Ele diz claramente que esse batismo não era o verdadeiro batismo. Ele batiza essas mesmas pessoas novamente. Hoje, a Igreja se espelha na missão de Jesus, que recebe a água e o Espírito Santo, mas o batismo que a Igreja propõe não é o batismo de João. De qualquer forma, a pessoa que recebe o batismo, a exemplo de Jesus, recebe o Espírito Santo e é vocacionada pelo Pai para a missão. Ninguém deve receber o batismo por tradição ou por qualquer outro motivo. Batismo é inserção na comunidade de fé. Batismo é o início da missão de Jesus, é também o início da missão dos discípulos.
Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.Evangelho do dia 09/01/2022
Batismo do Senhor, festa - Ano C - Branca

Ele vos batizará com o Espírito Santo - Lc 3,15-16.21-22
Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”.
Oração Inicial
Na oração nos dispomos a dialogar com Deus, sobretudo escutá-lo. Hoje, a liturgia nos convida a celebrar o Batismo de Jesus. “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. Essa é a revelação que o Pai faz a respeito de Jesus, o homem batizado por João Batista. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer por meio de sua Palavra.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. O que acontece no Rio Jordão? O que significam as palavras: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.
Evangelho: Lc 3,15-16.21-22 Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”.
“Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela sua identidade e sua missão. Ele é o servo de Deus, o Senhor de todos, o Filho amado do Pai. O sacramento do Batismo também revela nossa identidade e nossa missão de cristãos. Em nosso batismo, celebramos o grande amor do Senhor Jesus que se entregou em nosso favor, alcançando-nos o perdão dos pecados por sua morte redentora. Pelo derramamento do Espírito, no batismo, o Senhor nos faz novas criaturas, filhos e filhas de Deus. Nós somos servos de Deus, cidadãos do Reino, filhos amados do Pai. No batismo, nasce nossa responsabilidade na missão de Cristo e da Igreja”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de João Batista? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.
Contemplação (Vida e Missão)
O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.
Bênção
Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.
No batismo, Jesus inicia oficialmente sua missão. Ele ora e é confirmado pelo Espírito Santo e pelo Pai, ou seja, nele se realiza a vontade do Pai. Jesus, pela oração, sintoniza-se com o Pai e sua missão se inicia. O povo pode confiar, pois ele agrada ao Pai. Na primeira leitura, Is 40,1-5.9-11 aponta para uma grande novidade. O povo que estava no Exílio é consolado e vai voltar para sua pátria. Deus já perdoou seu pecado. Como pastor, carinhosamente cuida de seu rebanho. Deus agraciou seu povo. O profeta, qual ágil teólogo e poeta, descreve a volta de forma pitoresca: os vales serão aterrados. A ação de Deus a favor dos pecadores sofridos é pura graça. A segunda leitura (Tt 2,11-14; 3,4-7) mostra que esse agraciamento de Deus ao seu povo se plenificou na pessoa de Jesus. Não foi mérito dos discípulos, mas pura misericórdia dele, dando o banho da regeneração e o Espírito Santo. Em Cristo, o povo é agraciado, como outrora o povo na volta do Exílio. No evangelho (Lc 3,15-16.21-22) se ilustram as expectativas messiânicas do povo. Lucas, valendo-se do pano de fundo do AT, esclarece que João não é o Messias esperado, mas que ele aponta para o verdadeiro realizador da nova aliança. Em Dt 25,5ss se fala da lei do levirato (o homem que não quer assumir como sua mulher a cunhada viúva de seu irmão, terá a sandália tirada). Jesus, o que está por vir, não renuncia ao direito de ser o esposo da nova aliança; por isso, João não pode desamarrar a sandália (Dt 25,9). Ele vai batizar com o Espírito Santo e com fogo (cf. Is 4,4; Jr 4,11-12). Em outras palavras, o realizador das esperanças messiânicas é Jesus, não João. O batismo de Jesus, na versão de Lc 3,21-22, difere um pouco da de Mt 3,13-17 e de Mc 1,9-11. Não se narra o diálogo de Jesus e de João. Jesus está anônimo entre o povo. Ele se esvaziou e assumiu a vida do povo (Fl 2,6-11). O testemunho que recebe do Pai e do Espírito confirma sua missão. O Espírito em forma de pomba lembra a esperança do fim do dilúvio (Gn 8,12) e o amor (Ct 2,10). A voz do Pai lembra o Sl 2,7. O batismo de João, na realidade, ainda não é o batismo de verdade (água). O verdadeiro batismo é o de Jesus, no Espírito e no Fogo (Pentecostes – At 2,1-13). Convém aqui lembrar que, em At 19,1ss, Paulo se confronta com uma comunidade batizada por João. Ele diz claramente que esse batismo não era o verdadeiro batismo. Ele batiza essas mesmas pessoas novamente. Hoje, a Igreja se espelha na missão de Jesus, que recebe a água e o Espírito Santo, mas o batismo que a Igreja propõe não é o batismo de João. De qualquer forma, a pessoa que recebe o batismo, a exemplo de Jesus, recebe o Espírito Santo e é vocacionada pelo Pai para a missão. Ninguém deve receber o batismo por tradição ou por qualquer outro motivo. Batismo é inserção na comunidade de fé. Batismo é o início da missão de Jesus, é também o início da missão dos discípulos.
Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.