Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/01/2023

Tempo do Natal antes da Epifania - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 3,7-10 Salmo: Sl 98(97) - Cantai ao Senhor um canto novo.
evangelho
Encontramos o Messias - Jo 1,35-42

No dia seguinte, novamente João estava ali com dois de seus discípulos. E, tendo visto que Jesus passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos o ouviram falando e seguiram Jesus. Tendo‑se voltado e vendo que eles o seguiam, Jesus lhes disse: “Que buscais?” Eles lhe disseram: “Rabi – que traduzindo quer dizer Mestre –, onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede”. Eles foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta da décima hora. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e tinham seguido Jesus. Ele encontrou, por primeiro, seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”, o que, traduzido, é Ungido. Ele o levou até Jesus. Tendo olhado para ele, Jesus disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”, o que se traduz por Pedro.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

É necessário permanecer com Cristo, estar com ele, demorar-se com ele, para entender o seu chamado em nossas vidas. O que fez André é o que devemos fazer também, encontrar Jesus, estar com ele e conduzir os irmãos para ele.


Rezo: “Senhor Jesus Cristo, envia como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele me conceda vida e me ensine a plenitude da verdade. Que nele encontre a salvação, felicidade e a plenitude do amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Destaque os verbos de ação e de tempo que estão neste texto. Qual a palavra de Jesus para com os discípulos?

Evangelho: Jo 1,35-42 No dia seguinte, novamente João estava ali com dois de seus discípulos. E, tendo visto que Jesus passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos o ouviram falando e seguiram Jesus. Tendo‑se voltado e vendo que eles o seguiam, Jesus lhes disse: “Que buscais?” Eles lhe disseram: “Rabi – que traduzindo quer dizer Mestre –, onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede”. Eles foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta da décima hora. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e tinham seguido Jesus. Ele encontrou, por primeiro, seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”, o que, traduzido, é Ungido. Ele o levou até Jesus. Tendo olhado para ele, Jesus disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”, o que se traduz por Pedro.

“Além de preparar os caminhos e abandonar os rituais válidos até então, João Batista mostra para os outros quem é Jesus. Dois discípulos decidem seguir Jesus, desejosos de saber onde ele morava. O Mestre poderia ter indicado, mas preferiu dizer: “Vinde e vede”. Os discípulos passaram o dia com Jesus. A empolgação dos dois faz com que Simão Pedro também vá ao encontro de Jesus. É interessante perceber que não basta apenas obter algumas informações de Jesus como também fazer a imprescindível experiência de estar com ele. Somente “experimenta” Jesus quem é capaz de revestir-se do Reino de Deus para construir um mundo novo. É insuficiente denominar-se cristão, pois o que conta é a experiência com Jesus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Você já se deixou cativar pela verdade de Cristo?
Sabe escutar os apelos de Deus?
Quem você realimente procura?
Você já conduziu alguém até Jesus?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento?
Empenhar-se para que outros provem a alegria de seguir Jesus, é sem dúvida, uma boa sugestão a ser praticada pelos cristãos.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

João Batista tinha um grupo de discípulos antes do grupo de Jesus. Um deles é André. João apresenta Jesus como o Cordeiro sacrificado pelos pecados da humanidade. Dois discípulos passam a segui-lo. Jesus provoca grande interesse, tem grande poder de atração. Trava-se um diálogo. Jesus faz a pergunta mais profunda, que todo ser humano precisa responder: “Que estais procurando?” Ele conhece nossa sede, nossa busca, nosso desejo do mistério… O convite foi formulado: “Vinde ver”. Ver não é simplesmente uma capacidade física. Ver Jesus é encontrá-lo, desfrutar de sua companhia, entrar em sua casa, em sua intimidade, permanecer com ele. Essa experiência foi tão forte que, muitos anos depois, João ainda recorda a hora do encontro com Cristo: era a hora décima, quatro horas da tarde. Já soou a nossa hora décima? Quem faz a experiência do encontro com Cristo sente necessidade de comunicá-la a outros. André conduz Simão ao encontro com Cristo. Jesus o chama e antecipa a grandeza de sua missão: ele será Cefas, pois sua profissão de fé é pedra sobre a qual a Igreja está edificada.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.