Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/12/2021

São João, Apóstolo e Evangelista, festa - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 1,1-4 Salmo: Sl 97(96) - Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
evangelho
Entrou, viu e creu - Jo 20,2-8

Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a festa é de São João, apóstolo e evangelista. Quando ouviu João Batista dizer “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ele seguiu Jesus e nunca mais o perdeu de vista. Esteve ao lado de Jesus em momentos significativos, como no alto do Calvário, quando acolheu Maria, a pedido de Jesus Cristo. Tenhamos João como modelo de seguimento de Jesus Cristo, e que a luz do Espírito Santo nos ilumine

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe os verbos e o que indicam. Pressa, velocidade... Assim como Maria foi às pressas até Isabel (nascimento de Jesus), Maria Madalena corre, com pressa, anunciar aos apóstolos a Ressurreição do mesmo Jesus, O Cristo.

Evangelho: Jo 20,2-8 Maria Madalena saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu.

“Autor do IV Evangelho, de três cartas pastorais e do Apocalipse, João é o apóstolo do amor. Ele recebe um título que serve para todos os batizados: discípulo amado por Jesus. Maria Madalena é a primeira a chegar ao local da sepultura de Jesus. Pedro constatou que o túmulo estava vazio. João fez mais: acreditou na Ressurreição. Lázaro, ao voltar da morte, estava amarrado pelos panos mortuários. Jesus está livre, os panos colocados ao lado e o sepulcro estão vazios. Ele não fiou prisioneiro da morte. Jesus está vivo e João intui esta realidade. A força da ressureição levará Pedro, João, Maria Madalena e tantos outros a pregar a Boa-Nova até os confins do mundo. O túmulo vazio não prova nada. Jesus está vivo, esta é a prova definitiva.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você, hoje? Qual palavra do Evangelho encontrou sintonia com sua vida, com suas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em você? Permaneça em silêncio por alguns instantes e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz hoje.

Oração (Vida)

Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. Aproxime-se do Senhor e entregue a Ele sua vida e suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

Senhor, Deus da vida e do amor, que a celebração do natal renove em nosso coração a esperança, pois vosso Filho, ao nascer no meio de nós, nos dá a certeza de que Ele sempre estará em nossa vida.
E como nos enche de alegria e paz poder rezar: “Ele está no meio de nós!”.
Que o Natal não seja apenas um dia,mas seja Jesus presente em todos os dias da nossa vida, nos ensinando a amar, a perdoar, a partilhar e a construir um tempo novo de fraternidade, justiça e paz.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje celebramos São João, apóstolo e evangelista. Diz a tradição que São João é o Discípulo Amado. A experiência de amar e de ser amado teve como resultado o que chamamos de “Escritos Joaninos”: o Quarto Evangelho, três cartas e o Apocalipse. João evangelizou a região de Éfeso, repetindo sem cessar: “Amai-vos uns aos outros”. Transmitiu sua experiência a São Policarpo de Esmirna, que a transmitiu a Santo Irineu de Lion, e assim a Palavra que se fez carne e habitou entre nós, difundiu-se por toda parte. Na Última Ceia, encostou a cabeça no peito do Senhor e sentiu o seu coração. Essa experiência de vida também se sente em seus escritos. Ele escreve com a cabeça no céu e os pés na terra. Defende fortemente a humanidade de Jesus Cristo e ao mesmo tempo proclama a encarnação do Verbo, que existe desde o princípio, está junto de Deus e é Deus. A ele Jesus crucificado confiou sua Mãe e o confiou a ela. Discípulo representante de todos os discípulos que Jesus ama, foi com eles colocado sob a proteção de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.