Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/09/2021

26ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Zc 8,20-23 Salmo: Sl 87(86) - Seus fundamentos estão sobre os montes sagrados.
evangelho
Enviou então mensageiros à sua frente - Lc 9,51-56

Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Os discípulos estavam impacientes com os samaritanos por não receberem Jesus. Mas na missão é preciso ter paciência. O discípulo de Jesus deve ser perseverante e não radical.



Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho observe o que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é a postura de Jesus diante das reações adversas? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?
Evangelho: Lc 9,51-56 Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.

“Jesus inicia o seu caminho para Jerusalém. Lucas mostra a pedagogia de Jesus indicando o caminho para aqueles que querem se unir a ele. Tal processo, por ele iniciado, vai provocar sérios conflitos com aqueles que não aceitam mudar a história. Nem os samaritanos entendem que Jesus vai a Jerusalém para salvá-los. E os discípulos não imaginam que Samaria – considerada herética – será um dos primeiros lugares que eles evangelizarão ao saírem de Jerusalém. A salvação é universal e não será feita com o fogo do céu, mas com o carinho do amor. Jesus, novo Moisés, realiza o êxodo que se consumirá em Jerusalém: morte, ressurreição e ascensão. Rejeitado em Nazaré, rejeitado pelos samaritanos, Jesus continua o seu caminho.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual convite o Senhor me dirige?
A salvação é universal e não será feita com o fogo do céu, mas com o carinho do amor. Qual minha reação diante dos meus opositores? Diante das divergências de pensamento e de opções como me comporto? Com radicalidade ou resiliência? Com desprezo ou com compreensão?

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

Ir. Carmen Maria Pulga

Os Evangelistas são bons escritores, e cada um organiza o seu texto de maneira própria, segundo a visão teológica que tem dos fatos, considerando as pessoas às quais se dirige, com um estilo pessoal de comunicar um acontecimento ou transmitir uma ideia. A partir de hoje até 17 de novembro, Lucas descreve a subida de Jesus para Jerusalém em etapas bem marcadas: “Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. No texto grego se lê que “ele, seu rosto fixou de ir para Jerusalém”, isto é, virou firmemente o rosto para Jerusalém e começou a viagem. Em sete etapas, Jesus sobe à Cidade Santa formando seus discípulos. Cada etapa é marcada por uma observação referente à viagem. A primeira etapa, a de hoje, começa com um episódio envolvendo samaritanos, e a segunda termina com a parábola do bom samaritano. Tiago e João queriam fazer chover fogo do céu para consumir os samaritanos que não quiseram receber Jesus em sua aldeia. No fim, é um samaritano que socorre o homem ferido, jogado na beira da estrada. Tiago e João estavam no início do discipulado, no propedêutico, e já queriam exibir poder. Nada de novo. Faz parte da natureza decaída, muitas vezes alimentada por estruturas que nós mesmos criamos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.