Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/10/2020

Santa Teresa de Jesus (Teresa D’Ávila), memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Ef 1,1-10 Salmo: Sl 98(97) - O Senhor manifestou sua salvação.
evangelho
Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão - Lc 11,47-54

“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão’; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu vos digo: esta geração terá de prestar conta disso. Ai de vós, doutores da Lei, porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de Santa Teresa de Jesus. O apelo à conversão está presente na liturgia de hoje. O caminho de conversão é exigente. Precisamos predispor nossa vontade, mente e coração para caminharmos na estrada de Jesus.
Com Santa Teresa, exaltemos a grandeza divina. Ela foi uma criatura inteligente e cheia de dinamismo na fé e espiritualidade.

Leitura (Verdade)

O que diz o Evangelho de hoje? O que é que aborrece Jesus nos Mestres da Lei?

“Escribas e especialistas em leis davam importância exagerada às prescrições legais. Mesmo necessárias, as tradições do passado não contribuíam para que o povo crescesse em sua fidelidade a Deus. A eles serão pedidas contas de uma história perversa e manchada pelo sangue dos profetas. Constituem um grupo privilegiado e em suas mãos está a chave para abrir os mistérios de Deus. No entanto, usam de seus conhecimentos da Lei e de sua posição social para oprimir e dificultar a caminhada religiosa do povo. Quando Jesus emprega a expressão “Ai de vós”, quer significar a malícia e a gravidade das atitudes. Mais que alguns fatos errados, era um projeto de vida totalmente falso e hipócrita, que ignorava a sabedoria de Deus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Viver as coisas de Deus para depois pregá-las. Como é minha coerência entre o que eu prego e o que eu vivo? Minhas atitudes são de humildade, de quem não se julga superior aos outros? Julgo-me privilegiado (a) no conhecimento das coisas divinas? Aprendo também dos humildes e pequenos?

Oração (Vida)

Hoje, dia do professor(a), agradecemos a Deus por essa nobre vocação e profissão. Rezemos pelos professores de nossa iniciação escolar, da iniciação espiritual e pelos professores e catequistas de hoje.

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus conclui suas críticas com a morte dos profetas. Jesus é o profeta que eles querem matar. Escribas e fariseus começaram a persegui-lo fortemente, e essa perseguição não terminará simplesmente com a morte de mais um profeta, mas sim do profeta por excelência, anunciado por Moisés. Constroem túmulos para os profetas que seus pais mataram. Sendo doutores da Lei e possuindo a chave da ciência, não entram e não deixam os outros entrar. Sobre eles escreve Paulo ao romanos: “Se tu descansas na Lei e te glorias em Deus, tu que conheces sua vontade e que, instruído pela Lei, sabes discernir o que é melhor, que estás convencido de ser o guia dos cegos, a luz dos que andam nas trevas, educador dos ignorantes e mestre dos que não sabem, possuindo na Lei a expressão da ciência e da verdade, tu que ensinas aos outros, não ensinas a ti mesmo!”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.