Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/06/2020

10ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Rs 17,1-6 Salmo: Sl 121(120) - Do Senhor é que me vem o meu socorro.
evangelho
Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus - Mt 5,1-12

Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros no coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Façamos a nossa oração com a Palavra de Deus, que nesta semana nos mostra a multidão sedenta da Palavra de Jesus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”


Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os versículos que mais chamaram sua atenção. O texto de hoje fala sobre as bem-aventuranças. “Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”....

“Enquanto a elite religiosa resistia à pregação de Jesus, as multidões “bebiam” suas palavras. Eram pessoas sofridas e abandonadas, e, por isso, infelizes. O Mestre abre um horizonte jamais imaginado. “Vocês são felizes, vocês são bem-aventurados!” A felicidade não está na fome, na injustiça, nas lágrimas. A causa das bem-aventuranças está sempre na segunda frase. Jesus vem libertar a humanidade do pecado, das causas e dos subprodutos do pecado. Esta é a Boa-Nova de Jesus. As bem-aventuranças não são convite para a passividade neste mundo, mas para a recompensa na eternidade. A felicidade deve acontecer também aqui, e as bem-aventuranças são um convite para a superação das lágrimas: “A caminho, avante, vós os pobres!”. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Escuto o que o Senhor tem a me dizer por meio de sua Palavra. Deixo que o Evangelho se misture com a minha vida. A cada bem-aventurança abro meu coração e minha mente; procuro descobrir o caminho que Deus me indica.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração e conte-lhe tudo o que deseja, tudo o que está em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra do Evangelho você deseja viver neste dia?

Bênção

"Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.,br> A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene." (Ef 6,23-24)

Ir. Carmen Maria Pulga

A Palavra de Deus ilumina nossa vida. Gostaríamos que a vida fosse sempre bonita, alegre, cheia de felicidade. De fato, há momentos de alegria e momentos de tristeza, e desejo de felicidade que sempre dure. Será no céu, cremos e esperamos que assim seja. Nosso ponto de referência é sempre Jesus. Com ele aprendemos e nele vivemos. Ele olha para nosso mundo e nos diz o que, a seus olhos, é de fato feliz. Pare e veja se você faz parte do grupo dos pobres em espírito, dos que choram, dos mansos, dos que têm fome e sede de justiça, dos misericordiosos, dos puros de coração, dos promotores da paz, dos perseguidos por causa da justiça, dos maltratados porque acreditam em Jesus. Onde estamos nós? As bem-aventuranças orientam também nosso olhar, a maneira como vemos o mundo e as pessoas. O que traz a felicidade? As distrações trazem alegrias, agradáveis, mas passageiras. Que nossos corações estejam fixos onde estão as alegrias que não passam!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.