Fundo
Sábado, 03 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/10/2020

27ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Gl 3,22-29 Salmo: Sl 105(104) - Lembra-se para sempre da sua Aliança!
evangelho
Felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática - Lc 11,27-28

Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos apresenta a Mãe de Jesus como modelo de mulher que escutou a Palavra de Deus e a colocou em prática.

Peçamos ao mesmo Espírito que gerou Jesus no seio de Maria que nos configure, todos os dias, ao seu filho Jesus Cristo pela escuta e meditação da Palavra:

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Procure compreender o contexto da narrativa.
. “A exclamação entusiasta da mulher evoca a felicitação de Isabel a Maria e o clima das bem-aventuranças. Jesus aponta o essencial: a Palavra de Deus. O entusiasmo é passageiro e a Palavra é para sempre. As mães sofrem quando seus filhos se desencaminham e se alegram quando eles se destacam na vida social e na fé. Elas são, por excelência, as educadoras. Nos conturbados momentos em que vivemos, muitos pais perdem as referências, não sabem mais o que é certo e o que é errado. Os costumes mudam, mas a Palavra de Deus é para sempre. E esta Palavra tem de ser vivida na comunidade. E não se trata apenas de conhecer a Palavra, mas colocá-la em prática. Isto significa traduzir em boas obras a nossa fé.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“A Mãe de Jesus nos ensina a ser verdadeiros discípulos de Cristo, isto é, construtores da cidade terrena e temporal, e, ao mesmo tempo, peregrinos em direção à Jerusalém eterna; nos ensina a ser promotores da justiça, que liberta o oprimido, e da caridade, que socorre o necessitado; a ser operários do amor, edificando Cristo nos corações. A Igreja apresenta Maria como exemplo de vida ‘não exatamente pelo tipo de vida que levou ou, menos ainda, por causa do ambiente sociocultural em que se desenrolou sua existência [...], mas porque, nas condições concretas da sua vida, aderiu total e responsavelmente à vontade de Deus; porque soube acolher sua palavra e pô-la em prática; porque sua ação foi animada pela caridade e pelo espírito de serviço; e porque, em suma, foi a primeira e mais perfeita discípula de Cristo’. Procurando imitá-la, acabaremos adquirindo o jeito de Maria, isto é, teremos como ideal fazer a vontade de Deus, sempre” (Reflexão do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

“Mãe de Jesus e minha Mãe! Estende tua ajuda para nossas famílias, para cada família. Apressa-te em levar para elas a mensagem de salvação de teu Filho. Que cada lar seja um ambiente de amor. Nenhuma força humana seja capaz de destruir o bem e a beleza que só a família pode fazer nascer nos corações das novas gerações. Que a bondade triunfe sobre a fraqueza humana e o nome de Deus seja invocado em todos os lares. Intercede por aquelas famílias em que não há lugar para teu Filho e, por isso, falta o amor, inexiste o diálogo e não se conhece o perdão. Intercede também, e particularmente, pelas que sofrem com a fome, o desemprego e a doença. Amém” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Esta aí o convite de Jesus paras nós: ouvir sua palavra. Que a Palavra seja nossa referência no pensar e no agir. Que nossas atitudes sejam motivadas por sua Palavra.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus comentava a cura do homem mudo e a reação dos opositores que o acusavam de ter parte com o diabo, e dos alienados que pediam um sinal do céu, quando uma mulher exclamou do meio do povo: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”, ou seja, “Feliz a mãe de um filho como você”. A mulher estava entusiasmada e feliz com o que Jesus fizera e com o que dissera. Ao menos está mulher se alegrou com o bem daquele homem curado por Jesus. O ensinamento está aí: centralizar o olhar no ser humano, neste homem que era mudo e então pôde falar. Se foi o diabo que o libertou do poder de outro diabo, bendito seja Deus! O diabo está se destruindo e lutando contra si mesmo. Bendito seja Deus se o diabo fizer o mudo falar, o cego ver, o paralítico andar! O diabo estaria se convertendo e ficando bom. Lúcifer voltou a ser o anjo da luz. Mas, disse Jesus, “se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou até vós”. Feliz é a tua mãe e feliz é quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Quem põe em prática a Palavra de Deus não discute teorias para fugir da responsabilidade nas ações, nem se afasta da realidade humana, por vezes dura, buscando sinais do céu. Os sinais de Jesus são sinais da terra. Foi para isso que ele desceu do céu e se encarnou nesta terra. Dizemos: “Faça o bem sem olhar a quem”. Podemos dizer também: “Não deixe de ver o bem que foi feito por não gostar de quem o fez”. A mulher viu Jesus, viu o mudo e ainda viu a mãe de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.