Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/10/2021

29ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21 Salmo: Sl 40(39) - O Senhor é grande.
evangelho
Ficai de prontidão - Lc 12,35-38

“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para abrir a porta, logo que ele chegar e bater.” O texto de hoje chama nossa atenção para a vigilância. Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

Evangelho: Lc 12,35-38 “Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

“A Escritura fala, muitas vezes, da necessidade de despertar do sono. As trevas e o sono simbolizam a negação da vida. É ainda a Palavra sagrada que destaca a missão do vigia, que se mantém acordado ao longo da noite e interroga a aurora. Ele sabe que seu Senhor vai chegar, mas ignora a hora e, por isso, é imperativa a vigilância contínua. Não podemos ser surpreendidos. A prontidão tem uma dinâmica muito clara: destina-se ao serviço fraterno. Somos colocados diante da dinâmica do tempo. Trata-se de um presente de Deus, mas desconhecemos sua duração. O Dia do Senhor pode nos surpreender. Deus nos oferece sempre o perdão, mas não nos garante o dia de amanhã. O tempo de Deus é hoje. A figura do sono indica perigosa omissão.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Aguardar acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer...
Tenho consciência de estar acordado para as propostas de Jesus? Qual caminho Ele me indica

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de sua oração, por isso, aproxime-se do Senhor sem medo e apresente-lhe suas intenções e necessidades. Se possível, procure um lugar silencioso e converse com Deus, Pai de Misericórdia, que nos acolhe com amor infinito.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como quer ficar acordado para caminhar de lâmpada acesa?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Uma advertência para o juízo final e para a hora da morte: estar preparado em atitude de trabalho e não de descanso, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. O patrão pode chegar a qualquer hora e encontrará os funcionários preparados à sua espera. Estarão atentos para acolhê-lo. Não vão sair correndo na última hora para acender as luzes, abrir a porta, preparar uma refeição. O Senhor que chega é o Senhor Jesus. Ele vem com os anjos do juízo final, ou com o anjo da minha morte que está chegando com o Senhor Jesus. Bem-vindos e bem acolhidos, sigo com eles para o que será uma novidade de vida. Podemos imaginá-la e imaginar o melhor. O Senhor chega também, aqui neste mundo, ele mesmo o disse, nos irmãos famintos, sedentos, aflitos. Ele se parece com um jardineiro ou um andarilho na estrada. Em qualquer circunstância, importa que ele seja acolhido. Seria muito bom se ele viesse como o vemos nas pinturas e esculturas. Na realidade, às vezes é uma pessoa incômoda, muito incômoda e pouco atraente. Mas é ele. Esse alguém pode ser ele disfarçado para me testar. Não seja eu surpreendido maltratando alguém. Quanto à morte, venha como vier, que venha como amiga, porque o Cristo já ressuscitou. “Feliz o servo que o Senhor encontrar acordado quando chegar.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.