Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/05/2020

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 18,1-8 Salmo: Sl 98(97) - O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
evangelho
Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria - Jo 16,16-20

“Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo.” Alguns dos seus discípulos comentavam: “Que significa isto que ele está dizendo: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’?” Diziam ainda: “O que é esse ‘pouco’? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: “Estais discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia, coloquemo-nos à disposição de Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra de vida. O Espírito Santo é quem nos dará a graça de compreender o que Deus quer falar-nos por meio do seu Evangelho. Tenhamos a humildade de pedir-lhe que venha sobre nós e que encha nosso coração com o fogo do seu amor, para que escutemos a Palavra do Pai com os ouvidos e com o coração.


. Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração humilde para que eu possa viver sempre no teu amor. Sim, um coração semelhante ao teu, manso e humilde.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreender o texto. O que diz o Evangelho de hoje? Leia-o com calma, atentamente e observe o que significa: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’: “O que é esse ‘pouco’ segundo as palavras de Jesus? Quais são os movimentos do Espírito?
“Em sua despedida dos discípulos, Jesus garante que a tristeza será substituída pela alegria. A tristeza será causada pela morte violenta pela qual Jesus vai passar. A alegria que virá com a ressurreição será completa e não poderá ser retirada dos discípulos. Sempre teremos dificuldade de entender as coisas de Deus. Nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, nossos caminhos não são os caminhos de Deus. Só o Espírito Santo pode revelar os desígnios de Deus. Mesmo os fatos aparentemente mais negativos sempre nos revelam alguma luz. A subida de Jesus, sentando-se ao lado do Pai, determina o nascimento da Igreja que é conduzida pelo Espírito Santo. As dificuldades do caminho são superadas pela certeza da fé.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o este Evangelho diz para mim? Qual palavra encontra sintonia com a realidade que estou vivendo? O que a Palavra me comunica neste dia? Em silêncio, escuto o que Deus tem a me dizer por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)

Recolha-se neste momento para fazer sua oração e pergunte-se o que o texto o(a) leva a dizer ao Senhor. Apresente-lhe suas necessidades, suas intenções e as pessoas com as quais você deseja estar unido(a) nesta oração.
A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? No silêncio do seu coração, o que você sente ressoar? O que experimenta neste momento? Dê nome ao que sente e procure, durante o dia, voltar a se alimentar dessa Palavra.

Bênção

Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo.” São palavras de Jesus a seus discípulos anunciando sua partida. Terminou seu tempo nesta terra. Já não o verão na forma humana, mas ele voltará no Espírito Santo. Em Corinto, Paulo procura convencer os judeus de que Jesus é o Messias. Os judeus esperavam a vinda de um ungido de Deus para a libertação de Israel. Nem todos descreviam a vinda do Messias da mesma forma, mas esperavam por ele. A pregação de Paulo nas sinagogas fora de Israel era simples em seu conteúdo: “Esperamos pelo Messias. Ele já veio. É Jesus de Nazaré”. Depois desse anúncio começavam as divergências. Era preciso ainda afirmar que Jesus de Nazaré é Deus. Os teólogos procuram colocar em palavras humanas as verdades divinas. Buscam a ajuda de ciências auxiliares e elaboram textos para nossa compreensão. Falamos do Pai, de Jesus e do Espírito com palavras humanas, que não podem expressar com exatidão o que Deus é em si mesmo. A verdade divina encarnada aceita a limitação humana.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.