Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/02/2023

5ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Gn 1,20-2,4a Salmo: Sl 8 - Senhor, como é magnífico teu nome em toda a terra.
evangelho
Honra teu pai e tua mãe - Mc 7,1-13

Reuniram‑se junto dele os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém. Tendo visto que alguns de seus discípulos comiam o pão com mãos impuras, isto é, sem lavar – pois os fariseus e todos os judeus, se não lavam as mãos até o punho, não comem, guardando a tradição dos antigos; e nada comem do que trazem do mercado se não é lavado mergulhando na água, e outras muitas coisas que receberam para guardar: lavagens de copos, jarros e vasos de metal –, perguntam‑lhe os fariseus e os escribas: “Por que teus discípulos não caminham segundo a tradição dos antigos, mas com mãos impuras comem o pão?” Ele, porém, disse‑lhes: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração se afasta para longe de mim. Em vão me cultuam, ensinando apenas preceitos humanos’. Deixando o mandamento de Deus, guardais as tradições dos homens”. E dizia‑lhes: “Bem desprezais o mandamento de Deus para estabelecer vossa tradição. Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Aquele que amaldiçoar pai ou mãe que seja levado à morte.’ Vós, porém, dizeis: ‘Se alguém disser a seu pai ou à sua mãe: É corban – isto é, oferenda, – o que de mim teríeis direito’, já não lhe permitis fazer nada para o pai ou para a mãe, anulando a Palavra de Deus por vossa tradição que transmitis. E, coisas assim, fazeis muitas”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho nos aproxima do coração de Deus, alimenta nossa fé e nos sustenta na caminhada do dia a dia. Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Deixe que a palavra faça ressonância em seu coração....

Evangelho: Mc 7,1-13 Reuniram‑se junto dele os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém. Tendo visto que alguns de seus discípulos comiam o pão com mãos impuras, isto é, sem lavar – pois os fariseus e todos os judeus, se não lavam as mãos até o punho, não comem, guardando a tradição dos antigos; e nada comem do que trazem do mercado se não é lavado mergulhando na água, e outras muitas coisas que receberam para guardar: lavagens de copos, jarros e vasos de metal –, perguntam‑lhe os fariseus e os escribas: “Por que teus discípulos não caminham segundo a tradição dos antigos, mas com mãos impuras comem o pão?” Ele, porém, disse‑lhes: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração se afasta para longe de mim. Em vão me cultuam, ensinando apenas preceitos humanos’. Deixando o mandamento de Deus, guardais as tradições dos homens”. E dizia‑lhes: “Bem desprezais o mandamento de Deus para estabelecer vossa tradição. Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Aquele que amaldiçoar pai ou mãe que seja levado à morte.’ Vós, porém, dizeis: ‘Se alguém disser a seu pai ou à sua mãe: É corban – isto é, oferenda, – o que de mim teríeis direito’, já não lhe permitis fazer nada para o pai ou para a mãe, anulando a Palavra de Deus por vossa tradição que transmitis. E, coisas assim, fazeis muitas”.

“Jesus não veio mudar a lei, mas levá-la à plenitude. Uma lei se justifica quando preserva e cuida da vida. O excesso de normas e preceitos estava sufocando a espontaneidade da existência. Jesus coloca a lei em seu devido lugar e alcança à vida seu supremo valor. A convivência humana precisa de consensos para que o bem e a alegria possam fluir naturalmente. O apego excessivo às normas escraviza o precioso dom de viver. As leis não estão acima da vida; existem para plenificar e reunir as diversas manifestações que garantem o bem-estar. A maior de todas as leis é o amor. Quem vive o amor, mais se compromete com a fé em Jesus Cristo. É urgente recuperar o sentido do amor na convivência diária.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de Jesus? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado/a a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o/a cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os fariseus abandonaram a Palavra de Deus para seguir tradições meramente humanas. Jesus dá dois exemplos: os ritos de lavagens exteriores e o Corban. Israel tinha um sistema de pureza ritual profundamente rígido. Além das normas da Lei, eles ainda acrescentaram muitos preceitos, frutos da tradição oral que foi sendo desenvolvida ao longo dos anos. Lavar as mãos, os pratos ou os copos se tornou mais importante do que ter um coração misericordioso. Com a justificativa de cuidar do culto, eles também abandonam os pais na velhice. A justificativa piedosa esconde uma prática abominável: a negação do mandamento de honrar os pais. A religião tornou-se extremamente juridicista, ritualista e marcada somente por práticas de exterioridade.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.