Fundo
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/09/2024

23 º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Is 35,4-7a Salmo: Sl 146(145) - O Senhor reina para sempre. 2ª Leitura: Tg 2,1-5
evangelho
Jesus abre os ouvidos do homem surdo - Mc 7,31-37

Tendo saído novamente dos territórios de Tiro, veio por Sidônia para o mar da Galileia, pelo meio dos territórios da Decápole. Levaram-lhe um surdo e gago e pediam-lhe que lhe impusesse a mão. Tendo-o tomado à parte da multidão, pôs seus dedos nos ouvidos dele e, tendo cuspido, tocou-lhe a língua. Tendo olhado para o céu, suspirou e disse: “Effathá!”, o que significa: “Abre-te!” Imediatamente, abriram-se os ouvidos dele, desatou-se o nó da língua dele, e falava corretamente. E recomendou-lhes que a ninguém o dissessem. Mas, quanto mais lhes recomendava, mais e mais eles proclamavam. Extasiavam-se sobremaneira, dizendo: “Tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

23º Domingo do Tempo Comum. É graça divina poder encontrar-nos com o Senhor, louvá-lo, escutá-lo, agradecer e suplicar a alegria de sua presença em nossa vida.
Com o sinal da cruz unamos às comunidades cristãs que neste dia prestam culto ao Deus da Vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.



Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa que está sempre a recriar o ser humano para fazê-lo andar no caminho da paz, da felicidade e da verdadeira liberdade. Amém.”

Leitura (Verdade)

‘Efeta’= abre-te. Abrir-se para a novidade cristã. Abrir-se para acolher o projeto do Reino. Jesus abriu os olhos físicos do cego, mas estes talvez nós os tenhamos abertos, imposta abrir os olhos para a ação do espirito Santo.

Evangelho: Mc 7,31-37 “Tendo saído novamente dos territórios de Tiro, veio por Sidônia para o mar da Galileia, pelo meio dos territórios da Decápole. Levaram-lhe um surdo e gago e pediam-lhe que lhe impusesse a mão. Tendo-o tomado à parte da multidão, pôs seus dedos nos ouvidos dele e, tendo cuspido, tocou-lhe a língua. Tendo olhado para o céu, suspirou e disse: “Effathá!”, o que significa: “Abre-te!” Imediatamente, abriram-se os ouvidos dele, desatou-se o nó da língua dele, e falava corretamente. E recomendou-lhes que a ninguém o dissessem. Mas, quanto mais lhes recomendava, mais e mais eles proclamavam. Extasiavam-se sobremaneira, dizendo: “Tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.

“Em cada um dos textos evangélicos, podemos contemplar particularidades relacionadas ao conteúdo e ao modo como Jesus se aproxima das pessoas. Sua palavra libertadora vem sempre acompanhada de gestos, que dão significado à Palavra. Leva o homem surdo à parte, toca-lhe os ouvidos, a língua, olha para o céu e ordena: “Abre-te!”. A multidão anuncia, admirada: “Tem feito bem todas as coisas”. Esse e outros milagres de Jesus mostram quem ele é e qual é a vontade do Pai. Jesus é o rosto da misericórdia divina. Ele não realiza apenas gestos pontuais de amor misericordioso como também é amor em todo tempo e com todas as criaturas. Movimenta-se com misericórdia e ensina a fazer o mesmo.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida?
Eles encontram sintonia com a realidade que você vive hoje?
A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

Oração (Vida)

Consagração à misericórdia divina
“Ó misericordioso Jesus, infinita é a vossa bondade e inesgotáveis são os tesouros da vossa graça! Confio inteiramente na vossa misericórdia, que está acima de todas as vossas obras. Consagro-me a viver inteiramente no brilho esplendoroso de graça e amor que brotaram do vosso Sagrado Coração na cruz. Desejo imitar-vos, praticando as obras de misericórdia espirituais e corporais, particularmente na conversão dos pecadores e dando auxílio, coragem e consolação a todos os pobres, infelizes ou doentes. Cuidai de mim, doravante, como consagrado vosso e vossa própria glória. Tudo receio da minha fraqueza, mas tudo espero da vossa misericórdia. Fazei com que toda a humanidade conheça o mistério insondável da vossa misericórdia e que ponha toda a confiança em Vós e vos adore para sempre. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As profecias de Isaías nos dão os sinais indicativos do Messias: os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos vão se abrir, os aleijados vão pular e a língua dos mudos vai cantar, as águas vão correr no deserto, os rios vão correr na terra seca. Tudo isso se realiza em Jesus. Ele cura um homem que era surdo e gago, sinalizando que ele é o Messias. Este e outros milagres de Jesus mostram quem ele é e qual é a vontade do Pai. O próprio modo de fazer o milagre mostra a bondade e o respeito que Jesus tem para com o ser humano e ensina os discípulos, e a nós, que também somos discípulos, como devemos nos relacionar com os outros. São Tiago, por exemplo, nos ensina a não fazer acepção de pessoas e a respeitar os outros, sobretudo os mais pobres. Jesus curou o surdo- -gago que lhe foi apresentado, mas não o curou no meio de todo mundo. Levou-o a um lugar à parte e fez alguns pequenos ritos. Disse a palavra “Efatá”, em aramaico, tocou com os dedos os seus ouvidos e com saliva, a sua língua. O homem, então, começou a ouvir e a falar corretamente. No batismo de crianças há um rito facultativo no qual o celebrante toca nos ouvidos e na boca do batizando e diz “Efatá”, para que ele ouça a Palavra e professe a fé para o louvor e a glória de Deus. Jesus abre os ouvidos do surdo para que ele ouça como qualquer pessoa normal. Assim ele entrará em comunicação com os outros, superando as barreiras que o isolam do convívio social. Jesus está sempre restaurando o ser humano, em oposição ao demônio que está sempre diminuindo as pessoas. Guardamos no coração as palavras do Evangelho: “Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”. Sabemos que o milagre é um acontecimento extraordinário, fora do comum, que só pode acontecer pela ação de Deus. Somente ele faz milagres. Os santos e santas, nossos amigos, são intercessores. No entanto, Deus dotou o ser humano de inteligência e o Espírito Santo o impulsiona a ser solidário com todas as pessoas, particularmente com os mais necessitados. Pessoas capacitadas e inteligentes se unem e põem suas capacidades a serviço da humanidade. Assim, surdos e mudos se beneficiam com a linguagem de Libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um meio de comunicação e expressão criado para quem não se pode expressar nem se comunicar. E além deste resultado do esforço da inteligência humana para o bem do próximo, quantas iniciativas não podem ser tomadas sem exigir que Deus faça o que podemos fazer? O milagre, então, já não será a cura do necessitado de forma extraordinária, e sim a abertura do coração que se torna solidário. Lá pelos idos de 1956, na época de radioamadores, apareceu um filme com o título Se todos os homens do mundo... Uma rede mundial de solidariedade é formada para salvar um barco pesqueiro, longe da costa e sem rádio, no mar do Norte. Quem viu o filme se impressionou com o que a solidariedade, sem medir esforços, é capaz de realizar. Doze marinheiros caem doentes com botulismo por terem ingerido alimento contaminado. Conseguem lançar um pedido de socorro captado por um rádio amador no Togo, de onde se estabelece uma cadeia de solidariedade, não sem ruptura de regulamentos. Eis um sinal do Messias: todas as pessoas do mundo querendo se dar as mãos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.