Fundo
Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 20/03/2017

São José, solenidade - Ano A - Branca
1ª Leitura: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16 Salmo: 89(88) - Sua descendência será perpétua. 2ª Leitura: Rm 4,13.16-18.22 Evangelho Opcional: Lc 2,41-51a
evangelho
Jesus aos doze anos no templo - Mt 1,16.18-21.24a

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra a vida de São José, cujo dia foi ontem. Peçamos sua intercessão para que o Senhor renove em nós o senso de justiça, já que ele é considerado homem justo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa, considere o sentido de cada versículo e procure identificar o tema central do texto.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Este é o momento em que você é convidado(a) a ler o Evangelho novamente, deixando-se tocar por ele. Medite o texto, ouvindo o que o Senhor tem a lhe dizer. Que caminho Ele lhe indica?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Depois de sentir-se tocado pela Palavra, você é convidado(a) a fazer a sua oração, apresentando ao Senhor as suas intenções e as dos seus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese do que a Palavra deixou em seu coração.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

É difícil falar das coisas de Deus com palavras humanas. Temos, porém, que usar dos recursos de que dispomos e da linguagem com a qual nos entendemos. Na passagem que lemos de São Lucas, o evangelista fala simplesmente de “os pais de Jesus”, e Maria diz ao menino “teu pai e eu”, referindo-se a seu esposo São José. São Mateus dá um grande destaque a São José em seu Evangelho. E ele o merece pela missão que recebeu e pelo modo como a desempenhou. Foi o esposo legítimo de Maria e o pai adotivo do menino Jesus. A imagem de pai que se formou na mente humana de Jesus lhe foi transmitida por São José, o homem justo. O rosto humano do Pai do céu era o de São José.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.