Fundo
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/04/2020

Oitava da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 3,11-26 Salmo: Sl 8 - Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
evangelho
Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: A paz esteja convosco! - Lc 24,35-48

Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: “São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e disse-lhes: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Somos habitados por uma fome de infinito, de silêncio e de quietude interior. A oração é mais vigorosa neste ambiente do que no burburinho de palavras. É deixar-se tocar pela presença de Deus. Por isso, preparo-me para este momento de meditação orante com o coração calmo e sedento dos sinais de Deus para mim.

Leitura (Verdade)

= Observo os personagens, o contexto, as palavras de Jesus. Qual é o tema central deste texto?
“No primeiro dia da semana – Páscoa –, Jesus aparece a alguns dos discípulos. Duas destas aparições merecem destaque: apareceu a Simão e a todo o grupo. Simão Pedro fora encarregado pelo próprio cristo de confirmar a fé dos irmãos. O grupo representa a comunidade cristã, que agora começa a exercer sua missão. Jesus deseja a todos a paz, que é a plenitude da graça e da bênção. Depois os ajuda a internalizar a Ressurreição. O Mestre insiste num ponto: o Crucificado é o Ressuscitado. aquele que deu sua vida pelo rebanho, agora está vivo para sempre e caminha com os seus. Nós somos testemunhas do Ressuscitado. A Escritura e a Eucaristia – a Palavra e o Pão – formam o núcleo central de nossa fé, vivida no amor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulina Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus caminha com seus discípulos e anuncia: Paz. Eu sou uma apóstolo(a) da paz? Aquele mesmo Jesus que os discípulos viram ser crucificado agora está no meio deles pedindo que o testemunhem como o Cristo Vivo. Examino minha missão à luz da Ressurreição do Senhor.

Oração (Vida)

Visita-nos, Senhor, com a promessa da paz. Que eu não tenha medo de confiar em tua Palavra. Escute meu coração neste momento. Ele traz incertezas, alegrias e dores, esperanças e medos. Tudo o que enxergo no rosto de tantos irmãos... Escuta, Senhor, esta prece que faço também em favor deles. Reze com o coração.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo como Jesus Ressuscitado se aproxima de seus discípulos(as) com ternura e paz. Confirma a fé relendo os acontecimentos à luz das Escrituras. Pede que sejamos suas testemunhas. É preciso abrir os olhos para reconhecer Jesus nos acontecimentos

Bênção

- Que o Deus todo-poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo pecado.
- Aquele que nos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho vos enriqueça com o dom da imortalidade.
- E vós que, transcorridos os dias da paixão do Senhor, celebrais com alegria a festa da Páscoa, possais chegar exultantes à festa das eternas alegrias.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. Amém!

Ir. Carmen Maria Pulga

Ele vive, ele está vivo, toquem nele! Somos testemunhas de que ele sofreu, morreu e ressuscitou. Hoje ele nos envia a todas as pessoas, para que mudem o rumo de suas vidas, perdoem e sejam perdoadas. Deus dá e perdoa. Deem vocês também para que lhes seja dado. Perdoem para serem perdoados. A medida que usarmos para compreender e perdoar será aplicada a nós para nos perdoar. A medida que aplicarmos para dar, será aplicada a nós no céu para nos recompensar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.