Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/05/2020

Solenidade de Pentecostes - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: At 2,1-11 Salmo: Sl 104(103) - Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai! 2ª Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13
evangelho
Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco - Jo 20,19-23

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco”. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”. Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Com a liturgia de hoje, Solenidade de Pentecostes, concluímos o Tempo Pascal. Cinquenta dias após a Páscoa, os discípulos, reunidos com Maria, recebem os dons do Espírito Santo. Celebremos com fé este dia e peçamos também para nós e para a Igreja os dons da fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho de hoje e procure identificar os elementos presentes na narrativa. Leia também em sua Bíblia as leituras At 2,1-11 e 1Cor 12,3b-7.12-13. Quais elementos têm em comum? Qual é a experiência vivida pelos discípulos?

“A história do cristianismo se divide em dois tempos: antes e depois de Pentecostes. A Encarnação pode ser considerada o fato central da história, mas a ressurreição confirmou Jesus e sua doutrina. Mas a Igreja começou a caminhar com a vinda do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Antes dele, a comunidade era apenas uma instituição, uma promessa. Os apóstolos tinham critérios humanos. A Igreja, de portas fechadas, era uma Igreja medrosa. Quando vem o Espírito Santo, as portas se abrem e os apóstolos começam sua caminhada até o fim do mundo. Antes o comodismo, depois o martírio. Nós também tivemos nosso Pentecostes particular, no sacramento da Confirmação. Somos templos do Espírito Santo e enviados a evangelizar.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que a Palavra me comunica neste dia? Minha comunidade de fé é fechada por medo das criticas ou confrontos? Como é minha atuação dentro da Comunidade? Deixo-me guiar pelo espírito de sabedoria e discernimento? Sou um(a) discípulo(a) corajoso(a) impulsionado(a) pelo Espírito de Deus?

Oração (Vida)

Peçamos neste dia os dons do Espírito Santo para a Igreja, para os povos, para os doentes, para os desanimados, para nossas necessidades pessoais...
“Vinde, Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz. Vinde, Pai dos pobres, vinde, fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações. Consolador magnífico. Doce hóspede da alma. Doce reconforto. Sois repouso para o nosso trabalho, força contra nossas paixões, conforto para as nossas lágrimas. Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom. Lavai as nossas manchas. Banhai nossa aridez. Curai nossas feridas. Dobrai a nossa dureza. Aquecei nossa frieza. Corrigi os nossos erros. Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados. Dai-nos o mérito da virtude. Dai-nos o troféu da salvação, dai-nos a alegria eterna. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje? Que dons do Espírito santo você mais necessita? Peça com fé que Ele te fortaleça.

Bênção

- O Deus que derramou em nossos corações o Espírito do seu Filho nos encha de alegria e consolação, agora e sempre.
- Amém.
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
- Para sempre seja louvado!
(Da Festa de Pentecostes, “Ofício Divino das Comunidades”, Editora Paulus)

Ir. Carmen Maria Pulga

Onde você está? Sozinho, com irmãos e irmãs da mesma fé? Com parentes, amigos conhecidos? Com pessoas com as quais você deve se relacionar de alguma forma? Esteja onde estiver, sinta a brisa do sopro que sai da boca do Senhor. Está escrito que “ele soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo’”. Que isso aconteça hoje com você, comigo, com toda a humanidade. Recebam o Espírito e introduzam o perdão em todos os relacionamentos.
“A quem vocês perdoarem os pecados, serão perdoados; a quem vocês não perdoarem, eles serão retidos.” Vamos, então, pelo mundo afora cheios do Espírito Santo de Deus e introduzamos nele o que é próprio do Espírito: o perdão. Se soubermos perdoar, o pecado irá embora. Se não perdoarmos, o pecado fica. Então, é melhor perdoar, e perdoar sempre. Não faremos isso com nossas próprias forças. Será com a força do Espírito Santo. Não sufoquemos, pois, o Espírito, como se lê na Primeira Carta aos Tessalonicenses, nem entristeçamos o Espírito, “pelo qual fomos selados para o dia da redenção”, como está escrito na Carta aos Efésios. O mesmo Espírito distribui muitos dons e muitas tarefas para o bem de todos. O grande dom, que é ele mesmo, nos foi dado no Batismo. Lembremo-nos de que o grande Batismo da humanidade aconteceu quando Jesus morreu na cruz, e agora esse mesmo Batismo vai acontecendo na vida pessoal de cada um que se aproxima da fonte batismal. Nesse sentido, o Santo Padre, no Documento sobre a Santidade, nos exorta dizendo: “Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, este é o fruto do Espírito Santo na tua vida. Quando sentires a tentação de te enredares na tua fragilidade, levanta os olhos para o Crucificado e diz-lhe: ‘Senhor, sou um miserável! Mas vós podeis realizar o milagre de me tornar um pouco melhor’. Na Igreja, santa e formada por pecadores, encontrarás tudo o que precisas para crescer rumo à santidade. ‘Como uma noiva que se adorna com as suas joias’, o Senhor cumulou-a de dons com a Palavra, os sacramentos, os santuários, a vida das comunidades, o testemunho dos santos e uma beleza multiforme que deriva do amor do Senhor”. Hoje é o Dia de Pentecostes. A palavra significa “cinquenta”, porque, cinquenta dias depois da Páscoa, celebrando os judeus a festa das Semanas e das Colheitas, o Espírito Santo veio sobre a primeira comunidade cristã reunida em Jerusalém. Ele veio em forma de línguas de fogo que pousaram sobre as cabeças dos discípulos. Sinta agora o calor do fogo do Espírito!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.