Fundo
Sábado, 17 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/01/2022

Santa Inês, memória - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: 1Sm 24,3-21 Salmo: Sl 57(56) - Piedade de mim, ó Deus!
evangelho
Jesus subiu à montanha e chamou os que ele quis - Mc 3,13-19

Jesus subiu à montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa-Nova, com o poder de expulsar os demônios. Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta-me para o chamado que Deus me faz e dá-me coragem para responder-lhe com o serviço aos irmãos. Amém.” É Deus que chama e envia em missão quem Ele quer. O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o chamado de Deus, para estarmos com Ele e para anunciarmos o Evangelho da salvação.


Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Observe Jesus subindo a montanha e chamando cada discípulo pelo nome. Os discípulos chamados constituem o número de doze apóstolos. Jesus os chama para permanecerem com Ele e para enviá-los em missão, para anunciar a Boa-Nova.

Evangelho: Mc 3,13-19 Jesus subiu à montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa-Nova, com o poder de expulsar os demônios. Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

“O ministério de Jesus foi nos reconciliar com Deus, restaurar a aliança celebrada com a comunidade de Israel, o povo das doze tribos. Assim, o povo renovado que vai nascendo do trabalho missionário de Jesus, em continuação ao antigo povo de Deus, tem doze apóstolos. Em Jesus, no seu sangue, no seu sacrifício redentor, é selada a nova e eterna aliança. Os doze estarão ao lado de Jesus e serão enviados por ele em missão. Na Santa Missa, renova-se essa oferta de Cristo pela qual somos reconciliados e restaurados como povo da nova aliança. Somos a Igreja, a comunidade edificada por Jesus sobre o alicerce dos doze apóstolos. Os doze são os líderes do povo de Deus da nova aliança.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que Jesus me diz por meio do Evangelho de hoje? O que o Qual palavra mais me tocou? Em que situações sinto o chamado de Deus? Qual é minha resposta? Para qual missão Deus me envia?

Oração (Vida)

Reze pela sua vocação, seja ela qual for: Senhor, ajuda-me a viver minha vocação no amor e na simplicidade!
Reze pelas vocações da Igreja – matrimonial, leiga, sacerdotal e religiosa –, repetindo várias vezes, durante o dia, o refrão: “Ó Jesus, Pastor eterno, enviai bons operários para a vossa messe!”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus, chamando-o(a) pelo nome. Qual apelo Deus desperta em seu coração hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus sobe ao monte (símbolo da revelação de Deus – Ex 19,20; 24,12) e chama os doze apóstolos como o novo Israel. São os patriarcas do novo povo iniciado por Jesus, como outrora os doze patriarcas do antigo povo de Deus. Entre eles, pescadores, coletor de impostos, zelote/cananeu (violentos, que propunham a luta armada contra os romanos) e o traidor (Judas Iscariotes). A missão deles é ficar com Jesus, anunciar a Boa-Nova e expulsar demônios. Em outras palavras, devem dar continuidade à obra de Jesus. Os escolhidos por Jesus são pessoas rudes, sem grande expressão. São galileus, menos Judas (Judeia). Jesus chamou quem ele quis, isto é, não formam uma casta superior espiritual, mas são chamados pelo amor gratuito de Deus. Ser chamado por Jesus significa participar da missão e do poder de Jesus. Nos anos 70, quando Marcos escreve seu evangelho, havia muitos apóstolos, mas nem todos eram genuínos. Marcos aponta para alguns critérios: o grupo dos Doze é referência. Ter estado com Jesus, ter sido chamado por ele etc. Também hoje muitos se arvoram o papel de apóstolos. Estão todos na linha dos Doze? Foram chamados por Jesus? Estão com ele? Continuam a obra de Jesus? Ou têm outros interesses? Pode, alguém, se autodenominar apóstolo?

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.