Fundo
Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/01/2025

São Francisco de Sales - Ano C - Branca
1ª Leitura: Hb 8,6-13 Salmo: Sl 84(85) - Lealdade e verdade se encontraram.
evangelho
Jesus subiu à montanha e convocou aqueles que ele queria. - Mc 3,13-19

Jesus subiu à montanha e convocou aqueles que ele queria. E foram até ele. Constituiu Doze para estarem com ele e para enviá-los a proclamar e terem autoridade para expulsar os demônios. Constituiu os Doze: Simão, ao qual sobrepôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais sobrepôs o nome de Boanerges, que significa Filhos do Trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o cananeu; 19 e Judas Iscariotes, aquele que o entregou.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Tomar consciência de que queremos escutar e dialogar com o Senhor é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus. O chamado de Deus exige esta atitude para que a nossa resposta produza os frutos desejados.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. O Senhor sobe à montanha para convocar os discípulos para a missão. Procure, também, um lugar reservado onde possa estar com o Senhor. É neste lugar silencioso que Deus se revela.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente e com profunda atenção este relato do Evangelho. Quem ele designa e para que ele chama este grupo de escolhidos?

Evangelho: Mc 3,13-19: “Jesus subiu à montanha e convocou aqueles que ele queria. E foram até ele. Constituiu doze para estarem com ele e para enviá-los a proclamar e terem autoridade para expulsar os demônios. Constituiu os Doze: Simão, ao qual sobrepôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais sobrepôs o nome de Boanerges, que significa Filhos do Trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o cananeu; e Judas Iscariotes, aquele que o entregou.”

“Este texto conta a escolha dos Doze na montanha e faz lembrar o episódio da Samaria, onde Tiago e João quiseram invocar fogo do céu por não serem bem recebidos (Lc 9,54). Esse João é quem, segundo a tradição, depois vai reclinar a cabeça mansamente no peito do Senhor, à mesa da ceia pascal. E, ao pensar que a narrativa fala de uma convocação para proclamar o Evangelho e “expulsar demônios”, a começar pelos próprios interesses malignos, vemos como alguns anos de convivência com o Mestre podem transformar uma pessoa que se deixa ensinar e moldar por ele.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer?
Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? O que Jesus pede aos doze e a você hoje?
Por amor somos chamados para servir com e no amor. Como você corresponde a este chamado?

Oração (Vida)

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre meus olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra?
Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me escolheste e eu quero te seguir. Ajuda-me a ser vigilante e fiel ao teu chamado.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A montanha é o lugar de encontro com Deus. Nela, Moisés recebeu as tábuas da lei e falava com o Senhor. Jesus vai à montanha para orar, ensinar a multidão e, agora, convocar oficialmente o grupo de doze que estará de forma mais íntima e profunda com ele, seguindo seus passos. Não só aprenderão seus ensinamentos como também serão enviados para “proclamar e expulsar demônios”, dando continuidade à sua missão. O número doze exprime a ideia de totalidade e lembra o número das tribos de Israel. Os doze apóstolos formam o novo fundamento do novo Israel, um novo povo da nova e eterna aliança, firmada em Jesus. A lista é encabeçada por Simão, que recebe o nome de Pedro e que será o líder de um grupo bastante heterogêneo, vindo da Galileia dos pagãos. São simples pecadores, frágeis, vacilantes na fé; porém, neles, Jesus consegue apostar e extrair seus dons. Não será a negação, nem as discussões entre eles, nem mesmo a traição, o fim de tudo. Com a força do Espírito Santo, eles serão grandes testemunhas, assim também como cada um de nós.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.