Fundo
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/01/2020

Tempo do Natal depois da Epifania - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 5,5-13 Salmo: Sl 147B(147) - Glorifica o Senhor, Jerusalém!
evangelho
Jesus tocou nele e disse: quero, sejas purificado! - Lc 5,12-16

Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: “Quero, sejas purificado”. E imediatamente a lepra desapareceu. E ordenou-lhe que não o contasse a ninguém. “Mas”, disse, “vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Como o leproso, inclino-me com fé e humildade na presença do Senhor e suplico: Tem piedade de mim, Senhor! Cura-me, livra-me das lepras que me impedem de ver em tua ação o poder e a força de Deus.
Abre Senhor os meus lábios,
pois quero entoar a canção.
Que vem da fonte da vida .
e toma o meu coração.
Abre, Senhor os meus lábios
e toma o meu coração!

Leitura (Verdade)

Relei-o o Evangelho quantas vezes for necessário. O que o texto diz? Qual é a Lei de Jesus?
"O leproso era tido como impuro, maldito, e deveria ser excluído da comunidade. A lepra era considerada incurável. Diante desta situação, o leproso enche-se de ousadia e desafia a Jesus: “Se queres, tens o poder de me purificar”. Jesus respondeu no mesmo tom: “Quero, sejas purificado”. Quem tocava num leproso, se tornava impuro. Jesus tocou nele, mostrando que vida está acima da lei. Lucas destaca que a lepra imediatamente o deixou. Mesmo assim, pede que ele se apresente aos sacerdotes, conforme as normas legais. Jesus não veio abolir a lei, mas dar-lhe pleno sentido. Toda lei tem duas referências: a vida e o amor. A lei que vem de Deus não oprime, mas liberta. Os Mandamentos sinalizam o caminho da felicidade." (“Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Fazer um levantamento das lepras que me atormentam. Examino como é minha atitude corporal quando falo com Jesus. O leproso prostrou-se com o rosto em terra. Apresento-me com minhas feridas e fragilidades.

Oração (Vida)

"Ora, se invocais como Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada pessoa, procedei com sincero temor reverente durante a vossa jornada terrena." (1 Pd 1,17).
SENHOR, escuta minha oração, presta ouvido às minhas súplicas; responde-me por tua fidelidade e justiça!( Sl 143)

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo o que Jesus diz ao leproso: “Vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Como quero responder à bondade de Deus ?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Este Jesus que se revelou aos Reis Magos vai ser batizado nas águas do rio Jordão e começará a ensinar com palavras e gestos que o que há de melhor em Deus é a sua bondade. “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”, tem o poder de devolver a alegria da vida. “Eu quero”, responde Jesus. Ó Jesus, ensina-nos a dizer “eu quero”! Ensina a tua Igreja a dizer um “eu quero” cheio de bondade, de compaixão e compreensão! Que a vida não nos torne indiferentes, que leis e regulamentos não sequem a seiva da graça em nossos corações! Jesus, que tudo pode, nos ensina a fazer ao menos o que está ao nosso alcance, a não dar de ombros, a não passar adiante sem ter feito alguma coisa. Jesus cura o pobre leproso e manda que ele cumpra a Lei. O sacerdote precisa de um testemunho legal. “Vai […] e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés”. A Lei podia declarar que alguém era leproso, mas não era capaz de curar. Só a misericórdia supera a Lei, vai além da justiça e restaura o ser humano diminuído. “Jesus, se queres, podes ouvir o que tenho a te dizer!”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.