Fundo
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/12/2022

3ª Semana do Advento - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 56,1-3a.6-8 Salmo: Sl 67(66) - Que os povos te louvem, ó Deus!
evangelho
João era a lâmpada que iluminava - Jo 5,33-36

“Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. Ora, eu não recebo testemunho da parte de um ser humano, mas digo isso para a vossa salvação. João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda, de vossa luz, para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

Ao meditar este Evangelho, reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-o em voz alta.

Evangelho: Jo 5,33-36 “Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. Ora, eu não recebo testemunho da parte de um ser humano, mas digo isso para a vossa salvação. João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou

“Alguém nos apresentou Jesus. Nós chegamos a ele levados pelo testemunho de alguém. Jesus relacionou vários testemunhos dados sobre ele. Começou por João Batista. João deu testemunho da verdade, apresentando-o ao povo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. As obras que o Pai lhe concedia realizar, seus milagres e curas, os testemunhos, nos apontam a pessoa de Jesus para que o reconheçamos e o acolhamos. Em geral, recebemos os primeiros testemunhos dos nossos pais, mas também da comunidade, da Igreja, da Palavra de Deus, das experiências de vida que passamos. Os testemunhos nos apontam Jesus e nos pedem adesão, conversão, acolhida do seu senhorio sobre nossa vida.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você.
Avaliar: Quais são os sinais de fé e de testemunho cristão que eu apresento?
Permaneço confiante mesmo quando a luz se apaga e a realidade se apresenta caótica?
Qual é o testemunho maior sobre o qual eu fundamento minha fé?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração.
Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo/a.

“Só em vós, Deus todo-poderoso, encontramos a vida que desejamos e a paz que esperamos. Conservai-nos no caminho de vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina para sempre.”

Contemplação (Vida e Missão)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento.

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da Boa Nova de Jesus.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os interlocutores foram perguntar a João Batista e ele deu testemunho de Jesus (Jo 1,19ss; 3,27ss), pois essa era função dele (Jo 1,6-8). Porém, essa arguição ainda não era suficiente. Todavia, se o testemunho de João não os levou a crer em Jesus, eles tinham ainda as obras que o Pai deu a Jesus realizar, que indicavam para a sua pessoa e missão. Mas os oponentes, como profundos conhecedores do AT, deveriam ter chegado à verdadeira fé, pois as Escrituras também apontam para Jesus (Jo 2,22; 5,39ss; 19,28 etc.). Eles não têm desculpas: as obras de Jesus, o testemunho de João, bem como o das Escrituras, eram o caminho seguro para atestar que Jesus era o enviado do Pai. Hoje, convém aos cristãos conhecer as Escrituras, receber o testemunho dos irmãos na fé; porém, em última análise, a verdadeira fé em Jesus Cristo é dom que procede do Pai. Quem está em sintonia com o Pai, chega a Jesus, e vice-versa. Essa sintonia com o Pai, os intérpretes do AT que litigaram com Jesus tinham perdido por terem feito uma leitura viciada das Escrituras. Ficaram na letra e perderam o espírito (2Cor 3,6.11ss). Não entendendo o espírito do Pai, não foram capazes de entender as obras de Jesus, nem sua pessoa e sua pregação. Uma verdadeira fé precisa de testemunho, da Escritura e da comunhão com Pai.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.