Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/02/2022

6ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Tg 3,1-10 Salmo: Sl 12(11) - Tu, Senhor, nos proteges.
evangelho
Lá, ele foi transfigurado diante deles - Mc 9,2-13

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse “ressuscitar dos mortos”. Perguntaram a Jesus: “Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?” Ele respondeu: “Sim, Elias vem primeiro, para pôr tudo em ordem. Por outro lado, como está escrito a respeito do Filho do Homem que ele deve sofrer muito e ser desprezado? E eu vos digo mais: também Elias veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como está escrito a seu respeito”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

Faço o Sinal da Cruz deixando a Trindade habitar em mim.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.
Evangelho: Mc 9,2-13 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse “ressuscitar dos mortos”.

“Quem é esse Jesus que estamos seguindo? Os discípulos já tinham uma primeira resposta: é o Cristo, o Messias. Mas seu messianismo é o descrito pelo profeta Isaías, o do servo sofredor. Assim, segui-lo é renunciar a si mesmo e seguir o mesmo caminho dele. Na montanha, três discípulos fazem uma experiência muito especial. Eles têm uma revelação de quem é Jesus. Eles o viram transfigurado de branco, conversando com Elias e Moisés, os quais representam os livros sagrados: a Lei e os Profetas. E se viram no meio de uma nuvem, que é sinal da presença de Deus. E ouviram o Senhor dizendo: “Este é o meu filho amado”. Jesus é o Filho amado de Deus, o prometido nas Escrituras” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto. Deixe Ele habitar em você com sua Luz, sua ternura e seu amor.

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A partir de Mc 8,31, tudo aponta para a cruz de Jesus. Os discípulos têm dificuldade de compreender tal tragédia. Pensam a lógica dos homens (Mc 8,33). O relato da transfiguração que se dá sob o pano de fundo das teofanias do AT (Ex 19; 24) antecipa um relâmpago da glória futura de Jesus. A transfiguração, a nuvem, a voz de Deus, tudo isso já é conhecido na experiência do Êxodo e no Sl 2,7. Moisés, a Lei e Elias, a profecia (cf. Ml 3,22-23) culminam sua missão na pessoa de Jesus. Eles cumpriram sua missão, podem se retirar. Jesus permanece e é confirmado pelo Pai na nuvem. Aos discípulos, cumpre escutá-lo. Mas essa experiência numinosa não deve fazer com que Pedro, Tiago e João esqueçam a dura realidade da cruz. São proibidos de falar até que ele ressuscite dos mortos. Para ser apóstolo é preciso experimentar a glória de Jesus, sem, no entanto, esquecer o árduo caminho da cruz.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.