Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/02/2020

São Paulo Miki e companheiros mártires, memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: 1Rs 2,1-4.10-12 Salmo: Sl (1Cr 29,10-12) - Dominais todos os povos, ó Senhor!
evangelho
Mandou que não levassem nada pelo caminho - Mc 6,7-13

Ele chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. Mandou que não levassem nada pelo caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro à cintura, mas que calçassem sandálias e não usassem duas túnicas. Dizia-lhes ainda: “Quando entrardes numa casa, permanecei ali até a vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem vos escutarem, saí de lá e sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles”. Eles então saíram para proclamar que o povo se convertesse. Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo numerosos doentes e os curavam.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor Jesus você escolheu quem você quis para enviar a anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Para isso você lhes deu poder para fazerem todo o bem possível. Pediu que partissem pobremente e regressassem cheios de paz. Sei que pelo batismo também sou enviado(a) a fazer todo o bem possível. Eu lhe agradeço por esta missão. E Peço para que o Senhor me torne digno(a) dela. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo; agora e sempre. Amém

Leitura (Verdade)

Releio com atenção esse Evangelho que está na raiz da minha fé e me interrogo: O que Jesus recomenda aos que enviou de dois em dois? Por que de dois em dois? O que é que ele fala para mim, cristão(ã) batizado(a)? Como posso me identificar com esses anunciadores da boa Nova? Como acolho na minha casa os missionários(as) que veem para me trazer a palavra, a mensagem do bem?
“Os Doze são enviados, pela primeira vez, para participarem da missão de Jesus, quando ainda são discípulos. Seguem as recomendações que continuarão válidas quando começar a grande missão deles após a ascensão de Jesus. O envio dois a dois dá uma autoridade maior à palavra anunciada. O testemunho tem valor jurídico quando é confirmado, pelo menos, por duas pessoas. Os missionários não devem preocupar-se com a simplicidade dos meios e respeitar a liberdade dos que recebem a mensagem. O pão é uma figura que começa a aparecer em Marco e tem culminância na ceia pascal. Anunciar o Evangelho, dois a dois, lembra a responsabilidade, hoje, dos pais, verdadeiros missionários a partir da família.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Eles então saíram para proclamar que o povo se convertesse. E se alguém os rejeitasse a paz voltaria para eles. Essa conclusão de Jesus é realmente comprometedora. Como quero me comportar diante dessas recomendações de Jesus?

Oração (Vida)

Aproveito para entregar a Jesus todos os missionários e missionárias que com tanta dedicação visitam as famílias para lhes entregar uma palavra de conforto. Rezo pelos cuidadores, profissionais da saúde, escritores, formadores de opinião pública para que todos trabalhemos pelo bem da sociedade; que nela impere o projeto de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Como é bom para mim contemplar essa cena de Jesus enviando seus missionários de dois em dois. Esse companheirismo na missão é algo a ser imitado também por mim. E me comprometo a viver de acordo com meu compromisso cristão levando paz a todos.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Os apóstolos partem em missão, dois a dois, com poder sobre os espíritos impuros. Entendamos: com poder para ajudar qualquer tipo de pessoa desumanizada. A causa da desumanização pode ser uma possessão diabólica, como também resultado da ação de alguém bem definido, com nome e endereço, que não respeita as pessoas e não tem escrúpulo em prejudicá-las. Esses são agentes do demônio, verdadeiros espírito impuros. Os discípulos missionários devem ser gente de fé, que confiam em Deus e não nos bens que possuem, dinheiro, roupa, alimento. Podem, porém, levar um cajado, um bastão, um pedaço de pau. Por que e para quê? Para ajudar na caminhada, uma vez que andavam a pé? Para se defenderem de algum assaltante ou de alguma cobra? Certamente não seria para bater em alguém. Eles ungiam os doentes com óleo, que é matéria do sacramento da Unção dos Enfermos. O padre unge a testa e a palma das mãos do enfermo, fazendo como os apóstolos e como ensinou São Tiago: “Alguém está doente? Chame os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.