Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/10/2023

27ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jn 3,1-10 Salmo: Sl 130(129) - Senhor, se levares em conta as culpas, quem ficará de pé.
evangelho
Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada - Lc 10,38-42

Estando eles a caminho, Jesus entrou num povoado, e uma mulher, chamada Marta, deu-lhe hospedagem. Ela tinha uma irmã, chamada Maria, que, sentada aos pés do Senhor, ouvia sua palavra. Marta, atarefada com muito ser- viço, aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe fazer o serviço sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude”. Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta, estás preocupada e inquieta por tantas coisas; no entanto, somente uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Novamente o Evangelho de Lucas destaca o fato que Jesus e os seus discípulos “caminhavam”. É caminhando que se faz caminho, e é no caminho que se aprende o que é ser discípulo de Jesus. Foi convivendo com Jesus, acolhendo em sua casa, servindo-o e escutando-o que Marta e Maria se tornaram discípulas do Mestre Jesus.



Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Como os personagens do Evangelho, cada um de seu jeito, acolheu Jesus? As duas mulheres amavam Jesus, diz o Evangelho. Há muitas formas de mostrar nosso amor. Como você compreende isso?

Evangelho: Lc 10,38-42 Estando eles a caminho, Jesus entrou num povoado, e uma mulher, chamada Marta, deu-lhe hospedagem. Ela tinha uma irmã, chamada Maria, que, sentada aos pés do Senhor, ouvia sua palavra. Marta, atarefada com muito serviço, aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe fazer o serviço sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude”. Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta, estás preocupada e inquieta por tantas coisas; no entanto, somente uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

“A casa dos amigos sempre será um lugar de aconchego. Jesus mantinha laços profundos de amizade com Lázaro, Marta e Maria. Quando passava por Betânia, hospedava-se na casa deles. Em uma dessas visitas, o perfil de Maria e de Marta torna-se visível: Marta, agitada para preparar o melhor; Maria, ocupada em ouvir as palavras de Jesus. A melhor parte foi escolhida por Maria, mas a dedicação de Marta não deixa de ser importante. Pensando bem, deveríamos encontrar a melhor postura, isto é, o equilíbrio entre Marta e Maria. Acolher bem é essencial, bem como servir algo especial. Jesus nos mostra como a vida deve ser conjugada entre a escuta e o serviço. Amar e servir é a nossa missão.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Temos nossas responsabilidades e não podemos deixar de assumi-las. O importante é fazer com amor o que nos cabe como missão. Marta e Maria, de forma diferente, segundo sua compreensão serviram e acolheram de igual forma o hospede que amavam. Qual é meu jeito de demonstrar meu amor, em atitudes concretas?
Respeito o jeito diferenciado de cada um demonstrar seu amor?
Como é meu equilíbrio entre oração e atividades?
Como é minha atitude de acolhimento? Que nota daria a mim mesmo/a nesta virtude?

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, abra meu coração a tua Palavra, faze que eu a acolha com fé e a ponha em pratica com generosidade.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz. Amém.”
Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento de intimidade com o Mestre.

Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?
Que outro apelo a palavra de deus lhe faz? O que você deseja colocar em prática na sua vida?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus continua seu caminho. Chegou a Betânia, aldeia a poucos quilômetros de Jerusalém. Lucas tem grande predileção pelas narrativas sobre as mulheres e sobre a amizade. Uma mulher acolhe o profeta em sua casa, como Elias e Eliseu também foram acolhidos. Jesus, contudo, não é simplesmente um profeta. Marta reconhece isso e quer lhe oferecer o melhor. Seu nome significa “senhora”, “patroa”. Ela, de fato, é a anfitriã perfeita, que oferece e se doa. Mas está demasiadamente agitada. Males dos nossos tempos, a correria e o ativismo tomaram conta de sua alma. Estranhamente, fora dos padrões da época, Maria senta-se aos pés do Senhor para escutá-lo. Ela é a discípula perfeita, que recebe do seu Mestre. Inquietação e serenidade; serviço e escuta; banquete doado e banquete recebido. Uma coisa só é necessária: a única coisa que importa é esse relacionamento pessoal com o Senhor. Jesus nos diz que Marta e Maria são duas dimensões da nossa fé. Um serviço que não se enraíze na escuta da Palavra se torna ativismo e agitação vazia. A melhor parte, que não nos será tirada, é radicar a missão na escuta amorosa do Senhor.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.