Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/11/2021

São Roque González, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castillo, memória - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 1Mc 4,36-37.52-59 Salmo: (Sl) 1Cr 29,10-12 - Nosso Deus, nós te damos graças e louvamos teu nome glorioso.
evangelho
Minha casa será casa de oração - Lc 19,45-48

Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

Evangelho: Lc 19,45-48 Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

“O conflito entre Jesus e as autoridades religiosas se acentua. O relato de Lucas acontece no centro religioso e político dos judeus. Originalmente local de oração, onde Deus revelava seu projeto de salvação para o mundo, o Templo se transformara num imenso e lucrativo mercado, enriquecendo a alguns e esmagando o povo pobre. Jesus leva o conflito no coração do sistema religioso e jurídico. O sistema religioso e social do Templo havia tecido uma excelente organização, que legitimava a opressão e o roubo. O povo ficava fascinado com a pregação feita com autoridade por parte de Jesus. Isso inviabilizava o projeto dos judeus de matar Jesus. Profeta, Jesus leva às últimas consequências sua missão.”” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Aguardar vigilantes e acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer...

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração...
Reze a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais no céu....”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas descreve rapidamente a expulsão dos vendedores do templo, que não deve ser um antro de ladrões, mas um lugar de ensino. Jesus ensinava todos os dias no templo. Os profetas já tinham dito que “de Sião sairá o ensinamento, a Torá, e de Jerusalém a Palavra do Senhor”. A trama contra Jesus se organizava sempre mais. Queriam eliminá-lo porque ele incomodava. O povo, porém, ficava fascinado ao ouvi-lo falar. Olhar para Jesus e para o povo é sempre a melhor direção para a nossa vista. Sumos sacerdotes, escribas e notáveis “violentam a Torá e profanam os santuários”, diziam os profetas Ezequiel e Sofonias. No Evangelho de João, os fariseus perguntaram aos guardas que não prenderam Jesus: “Também vocês foram enganados? Alguns dos chefes ou alguém dos fariseus por acaso creram nele? Mas este povo, que não conhece a Lei, são uns malditos”. Os chefes não creram em Jesus. O povo maldito, sim. Um poeta latino chamado Horácio escreveu a frase que se tornou provérbio: “Odeio a multidão profana e a afasto”. “Mantenho à distância a multidão vulgar”. A frase tem muitas interpretações, mas, ao se tornar provérbio, demonstra desprezo pela multidão considerada ignorante. A multidão andava atrás de Jesus e sabia por quê. Era como ovelha sem pastor. Não era nem maldita nem ignorante. Era sofrida. O Papa Francisco falava de pastor com cheiro de ovelha!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.