Fundo
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/04/2022

5ª Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95 Salmo: (Sl) Dn 3,52-57 - Bendito és tu, Senhor!
evangelho
Minha palavra não encontra espaço em vós - Jo 8,31-42

Jesus, então, disse aos judeus que acreditaram nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres”. Eles responderam: “Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, o filho nela permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão. No entanto, procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós. Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam: “Nosso pai é Abraão”. Jesus, então, lhes disse: “Se fôsseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão! Agora, no entanto, procurais matar-me, porque vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Eles disseram então a Jesus: “Nós não nascemos da prostituição. Só temos um pai: Deus”. Jesus respondeu: “Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos mantermos firmes em sua Palavra. Abra seu coração e, junte-se à humanidade, neste momento em que a Palavra de Deus pode nos libertar com sua luz, sua verdade e sua graça.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será recriado. Que sejamos sensíveis à ação do vosso Espírito Santo. Amém!”


Leitura (Verdade)

Façamos um momento de silêncio para que a Palavra do Senhor encontre profundidade em nós.
Medite este Evangelho e resgate as palavras mais vigorosas, as mais significativas para você.

Evangelho: Jo 8,31-42 Jesus, então, disse aos judeus que acreditaram nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres”. Eles responderam: “Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, o filho nela permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão. No entanto, procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós. Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam: “Nosso pai é Abraão”. Jesus, então, lhes disse: “Se fôsseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão! Agora, no entanto, procurais matar-me, porque vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Eles disseram então a Jesus: “Nós não nascemos da prostituição. Só temos um pai: Deus”. Jesus respondeu: “Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou”.
“Em nossa cultura, estamos perdendo a noção de pecado. Achamos desculpas de todo tipo para nossos erros e desacertos. Tudo explicável, tudo relativizado, em nada precisando de conversão. Estamos bem, não precisamos ser libertados de nada. Assim, não entendemos porque precisamos de um salvador. No Evangelho de hoje, Jesus lembra que, quem comete pecado, é escravo do pecado. E chama a atenção dos seus opositores, pois, negando-se a acolher o enviado do Pai, estão se movendo pela violência homicida do próprio diabo. Estamos no pecado quando nos separamos de Deus ou agimos em desacordo com sua vontade. E Jesus veio para nos reconciliar com ele. “Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Sempre temos em nós algum fechamento, alguma escravidão que vem do pecado. Sem medo, mas aberto (a) à luz do Senhor reveja sua história, seu caminho e responda para você mesmo (a): estou no caminho de Jesus?
Procuro a verdade de Deus na Bíblia (sua Palavra), e procuro assimilá-la e gravá-la em minha inteligência e em meu coração?
Que tipo de escravidão Jesus está falando?
Que significado estas palavras de Jesus têm para você: “a verdade vos libertará”?

Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.
Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Mais do que uma ata do debate de Jesus com seus interlocutores, está aqui um retrato falado das comunidades joaninas, dos anos 90. Alguns cristãos, vindos do judaísmo, embora tenham aderido a Cristo, ainda estão presos ao AT (descendência de Abraão). Buscam a orientação para a vida mais em Abraão do que em Jesus. Pensam que têm a salvação garantida por serem da descendência do patriarca (cf. Lc 3,8). João lembra que a verdadeira libertação não vem do AT, mas da plena adesão às palavras de Jesus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.