Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/09/2023

São Mateus, Apóstolo - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Ef 4,1-7.11-13 Salmo: Sl 19A(18) - Sua mensagem dirige-se à terra inteira.
evangelho
Misericórdia quero e não sacrifício’; de fato, não vim chamar justos, mas pecadores - Mt 9,9-13

Quando Jesus estava indo embora dali, viu um homem sentado na coletoria de impostos, chamado Mateus, e lhe disse: “Segue-me”. Ele, tendo-se levantado, o seguiu. Aconteceu que, estando ele em casa durante uma refeição, muitos coletores de impostos e pecadores vieram e tomaram parte com Jesus e seus discípulos. Ao verem aquilo, os fariseus perguntaram a seus discípulos: “Por que vosso mestre come com os coletores de impostos e pecadores?” Ele ouviu e disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os acometidos por algum mal. Ide antes aprender o que significa: ‘Misericórdia quero e não sacrifício’; de fato, não vim chamar justos, mas pecadores”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube responder ao convite de Jesus e tornou-se discípulo, abrindo sua casa e partilhando seus bens. Mateus ou Levi anunciou com força a verdade de Cristo, nosso Salvador.



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos. O que os fariseus perguntam aos discípulos de Jesus? E o que o Mestre responde?

Evangelho: Mt 9,9-13 Quando Jesus estava indo embora dali, viu um homem sentado na coletoria de impostos, chamado Mateus, e lhe disse: “Segue-me”. Ele, tendo-se levantado, o seguiu. Aconteceu que, estando ele em casa durante uma refeição, muitos coletores de impostos e pecadores vieram e tomaram parte com Jesus e seus discípulos. Ao verem aquilo, os fariseus perguntaram a seus discípulos: “Por que vosso mestre come com os coletores de impostos e pecadores?” Ele ouviu e disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os acometidos por algum mal. Ide antes aprender o que significa: ‘Misericórdia quero e não sacrifício’; de fato, não vim chamar justos, mas pecadores”.

“Mateus abandona a função de cobrador de impostos para seguir Jesus. Além do seguimento, Mateus escreve os diferentes momentos da vida de Jesus, permitindo a divulgação da sua pessoa e da sua palavra. No Evangelho deste dia festivo, Jesus nos ensina a repartir o nosso pouco para que todos tenham o suficiente. É importante não esquecer que os milagres não acontecem quando ficamos de braços cruzados. Jesus é o pedagogo da participação, envolvendo os seus na solução dos problemas, quando afirma: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os tempos são outros, mas a fome, de todos os tipos, continua se impondo. Que possamos engajar-nos na transformação da realidade, permitindo que todos tenham o necessário.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. Não sabemos bem como era a vida deste cobrador de impostos, mas o que sabemos é que ouviu o Senhor, mudou de vida partilhando seus bens e tornou-se discípulo fiel do Mestre. É um dos primeiros a escrever sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. Mateus, apóstolo, evangelista e mártir.
Qual ensinamento Jesus o/a convida a viver, a partir deste chamado?
Que palavra de seguimento você escutou de Jesus neste momento de meditação?
Você está disposto/a a responder com amor levantando-se decidido/a como Mateus?

Oração (Vida)

Mateus nos relata que Jesus ensinou os discípulos a orar. Ele disse: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está no secreto; e teu Pai, que vê no secreto, te recompensará.”. (Mt 6,6).
Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, confiante dirija a sua oração ao Senhor apresente-lhe suas preocupações, sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida e pela oportunidade que ainda tem de responder aos seus convites.
Coloque seu coração em sintonia com o coração de Jesus, seu olhar no olhar de Jesus e faça uma oração intima, que brote desta comunhão.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração.
Mateus ouviu o chamado, respondeu e praticou a solidariedade. E você? Como quer responder e praticar o convite de Jesus? Escreva seu propósito para lembrá-lo e conferir sua fidelidade.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está chamando os primeiros discípulos no Evangelho de Mateus. Encontra-se com um cobrador de impostos, que, de algum modo, colabora com a estrutura de domínio do Império Romano. Seu nome é Mateus, também conhecido como Levi. É odiado pelos seus concidadãos por ser colaboracionista e desonesto. Essa era a fama dos publicanos. Jesus o viu e o chamou. Ele abandona a mesa da cobrança dos impostos e o segue. Ele deixa a ilusão das riquezas para seguir o Mestre, que não tem onde reclinar a cabeça. Esses são os verbos fortes da estrutura de uma vocação nos sinóticos: ver – chamar – deixar – seguir. Quando os olhos de Jesus se entrecruzam com os nossos, o resultado é conversão e seguimento. Quem acolhe a misericórdia de Cristo, torna-se instrumento da misericórdia para com os irmãos. Por pura gratidão, Mateus oferece uma refeição a Jesus em sua casa e convida outros tantos considerados impuros. Jesus faz comunhão de mesa com pessoas consideradas escória da humanidade. Ele justifica sua postura como uma sentença lapidar e uma citação de Oseias (6,6): “Quero misericórdia e não sacrifício”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.