Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/03/2023

3ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Dt 4,1.5-9 Salmo: Sl 147B(147) - Ó Jerusalém, enaltece o Senhor!
evangelho
Não será descuidada nem a menor letra da Lei - Mt 5,17-19

“Não penseis que vim para anular a Lei e os Profetas. Não vim para anular, mas para dar pleno cumprimento. Amém, eu vos digo: enquanto o céu e a terra existirem, não será descuidada nem a menor letra da Lei, sequer um simples acento, até que tudo seja realizado. Aquele que se isentar de um só desses mandamentos menores e ensinar assim aos homens será chamado menor no Reino dos Céus; mas aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus".

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho, Jesus garante a validade das promessas e das normas dadas no AT. Afirma, porém, que elas serão assumidas e cumpridas de um modo novo, que complete suas limitações.
Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus continua nos ensinando como devem ser nossas atitudes. Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e as comparações que Jesus usa para esclarecer o significado das leis e das profecias.

Evangelho: Mt 5,17-19 “Não penseis que vim para anular a Lei e os Profetas. Não vim para anular, mas para dar pleno cumprimento. Amém, eu vos digo: enquanto o céu e a terra existirem, não será descuidada nem a menor letra da Lei, sequer um simples acento, até que tudo seja realizado. Aquele que se isentar de um só desses mandamentos menores e ensinar assim aos homens será chamado menor no Reino dos Céus; mas aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.

“A lei judaica era o centro da vida dos cidadãos. Tudo girava em torno da lei. Jesus, no entanto, não desrespeita a lei, apenas a ordena e a coloca a serviço da vida. Para tornar-se grande no Reino de Deus é imprescindível praticar e ensinar a lei. Não se trata de exaltá-la, mas de situá-la no contexto da vida, isto é, na promoção da dignidade. Vivemos em um tempo de muitas leis. Quanto mais nos distanciamos da lei do amor, mais normas e regras se tornam necessárias. Os judeus tinham dificuldade de compreender a releitura que Jesus fazia da própria lei. Apegados à letra da lei, eles perderam a oportunidade de dignificar a vida e de reescrever a vontade de Deus. Que o amor seja nossa lei”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho e procure compreender o significado de cada palavra.
O que o texto diz para você? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.
Para você os valores de ontem continuam valendo hoje ou mudaram?
Praticar e ensinar. Ensinamos com palavras e ensinamos com a vida. A lei se resume na prática do amor fraterno. Avalie sua caminhada cristã e seu comportamento humano e social.

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus? Conclua com a oração do Pai Nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A Lei mosaica é pedagoga: ela nos adverte para não enveredarmos pelo caminho que conduz à morte. Os profetas constantemente recordam a fidelidade à aliança. Nossa justiça, contudo, deve ultrapassar a lógica da justiça retributiva dos escribas e fariseus. No Sermão da Montanha (Mt 5–7), Jesus apresenta a nova justiça do Reino, tendo por base o critério das bem-aventuranças. O Antigo Testamento recebe seu pleno cumprimento em Jesus, pois ele é a plenitude da revelação do Pai. Jesus é o primeiro que cumpre toda a justiça. Jesus não veio para cancelar nenhum “i” ou rabisco de qualquer letra. Ele veio para dar-lhes pleno cumprimento. O amor a Deus e ao próximo é o cumprimento e a síntese de toda a Sagrada Escritura. O amor não esquece nem mesmo os detalhes menores. Ninguém pode descumprir o Antigo Testamento nem ensinar aos outros um caminho que conduz ao desastre. Aí está o segredo da autoridade de Jesus: ele ensina e vive o caminho que conduz à vida. Sem misericórdia, compaixão e empatia, as normas se tornam preceitos insuportáveis. Na verdade, o cumprimento da vontade de Deus não é o mero cumprimento de uma tabela de preceitos e normas; é a vivência do amor.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.