Fundo
Sábado, 29 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/08/2023

Nossa Senhora Rainha - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 9,1-6 Salmo: Sl 113(112) - Bendito seja o nome do Senhor.
evangelho
Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus - Lc 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Hoje é o dia da festa de Nossa Senhora Rainha, que acontece depois da celebração da sua Assunção. Ela está no céu como nossa Rainha, e, por isso mesmo está muito perto de Deus. Ela a cheia de graça, tem em si a compaixão do Pai, do filho, do Espírito Santo, portanto é nossa intercessora.



Rezemos: Ave-Maria, cheia de graça....

Leitura (Verdade)

O texto de hoje trata da anunciação do anjo à Virgem Maria. Logo em sua saudação, o anjo já afirma que ela é cheia de graça. Por que o anjo a chama de “cheia de graça”? Faça a leitura do texto em voz alta, se possível, e pausadamente, repetindo as palavras que mais lhe chamaram atenção. Identifique o tema central do diálogo entre o anjo e Maria.

Evangelho: Lc 1,26-38 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

“A Mãe de Jesus torna-se, quando está junto à cruz, a Mãe da humanidade. Neste dia ela é celebrada com o título de Nossa Senhora Rainha. É a ternura dos filhos que, a partir da denominação de Jesus como Rei, chamam Maria de Rainha. Não tem nada a ver com a questão de imagens nem com deixar Jesus em segundo plano. O amor a Jesus, nosso Rei, inspira gratidão a Maria, concedendo-lhe diferentes títulos. Na longínqua história do povo da esperança, Maria, com seu “sim”, é porta-voz que une o céu com a terra, que torna o distante presente e que passa a dar nome à esperança: Jesus de Nazaré. Que Maria Rainha nos mostre sempre o caminho para chegar a Jesus! Estejamos atentos à vontade de Deus!” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A anunciação do anjo a Maria já expressa a sua vocação, a de ser a Mãe de Jesus. Maria passa a compreender a saudação, adotando uma postura de escuta profunda do mensageiro de Deus. “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Também sobre nós Deus tem seus planos, escolhendo e amando a cada um situado na sua história e no seu tempo. Para que isso se realize é preciso confiar em Deus, dar nossa adesão e agir do jeito de Maria.
O que o Espírito Santo o/a ajudou a escutar do Senhor?
Qual palavra mais o/a inspirou para atitudes de vida?

Oração (Vida)

Maria encarnou a Palavra viva do Pai que é Jesus.. Felizes os que, a seu exemplo, se fazem servidores no Reino.
O que a Palavra o/a leva a rezar neste dia?
Quais realidades lhe vêm à mente e ao coração? O que você gostaria de apresentar ao Senhor?
Faça um instante de silêncio e reze com o Senhor, peça intercessão de Maria, pelas realidades de sua vida e de seu povo.

Contemplação (Vida e Missão)

Maria, ensina-me a caminhar nos passos de Jesus! Que palavra do evangelho você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A Igreja celebra hoje a memória de Nossa Senhora Rainha. O Arcanjo Gabriel anuncia o nascimento do Salvador a Maria, uma jovem de Nazaré, virgem, prometida em casamento a José. Depois das três intervenções do Arcanjo Gabriel, há três reações de Maria. O anjo a saúda, convidando-a à alegria do Reino e da era messiânica. Chama-a de kecharitomene, a toda cheia de graça. Constata a união profunda entre Deus e Maria. Ela reage atônita, tentando compreender o que significa tudo isso. O anjo intervém novamente. Agora, anunciando-lhe o assunto principal: “conceberás e darás à luz um filho”. Fala-lhe também sobre a identidade desse filho: Filho de Deus e Messias. Maria reage, falando-lhe de sua virgindade: “como vai acontecer isso?”. O anjo intervém pela terceira vez, falando-lhe da atuação do Espírito Santo. E dá um sinal comprobatório de que a mensagem provém de Deus: Isabel, a idosa estéril, também está grávida. Maria, enfim, cede e consente: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. Também somos convidados a dar nosso sim ao projeto de Deus e gerar Cristo em nós.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.