Fundo
Terça-feira, 07 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/10/2025

Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 1,12-14 Salmo: (Sl)Lc 1,49 - O Poderoso fez coisas grandiosas para mim.
evangelho
Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus! - Lc 1,26-38

[...] O anjo disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus! Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. [...]”. E o anjo afastou-se dela.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário foi chamada antes de “Santa Maria da Vitória”. Os vassalos tinham o costume de oferecer aos seus senhores uma coroa de flores, como sinal de submissão. Os cristãos fizeram desse costume uma manifestação de fé, oferecendo a Maria um tríplice coroa de preces, contemplando sua participação nos mistérios de Cristo.
Nós honramos Nossa Senhora seguindo seu conselho que é o de escutar seu Filho e fazer tudo o que Ele mandar.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo, em quem o amor é presente, vem traduzir em meu ser a tua imagem.
Ensina-me a acolher teus apelos ou parar diante de ti, silenciosamente, para que tua voz se transforme em anúncio de Boa-Nova.




Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho dialogando com ele, e deixe-se tocar pela Palavra. Leia-o com bastante calma e identifique a mensagem de Deus para você.

Evangelho: Lc 1,26-38 “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era aquela. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus! Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo tua palavra”. E o anjo afastou-se dela.”

“O Senhor está contigo!”, exclama o anjo em forma de saudação a Maria. O Deus da Bíblia, em quem a jovem de Nazaré acreditava com todo o coração, é o Deus próximo, companheiro, que está junto, ao lado, frente a frente com o ser humano. Está sempre pronto a escutar, iluminar, amparar, guiar quem o ama e nele confia. Em todo o Antigo Testamento e igualmente no Novo, são frequentes os relatos da mesma saudação, dirigida por Deus ou por seus enviados, às mais diversas personagens, homens e mulheres, quando são convidados a cumprir uma missão. A seguir, o anjo completa: “Não temas, Maria!”. Esta é sempre a segunda parte do diálogo de Deus com a pessoa. Se ele afirma que está conosco, por que temer?” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em Maria Deus pode operar maravilhas. Quais maravilhas Deus opera em mim?
“Não tenhas medo, Maria”, disse o anjo, pois para Deus nada é impossível. Maria confia plenamente em seu Deus, pondo nele toda a sua esperança. Eu confio na ação de Deus? Onde e em quem ponho minha esperança?
Maria é cheia de graça e também cheia de fé e disponibilidade. Eu como repondo aos apelos de Deus?
Tudo o que acontece com a jovem Maria se dá no meio de elementos profundamente humanos; o medo, a pergunta, a incerteza. Como fica minha confiança em Deus quando vejo-me envolto/a nesses elementos humanos?

Oração (Vida)

Na oração, abrimo-nos a Deus, para quem nada é impossível, na força de seu Espírito.
Que disposições brotam em seu coração diante do mistério da anunciação?
O que fez com que Maria fosse agraciada por Deus?
Você tem a prática de rezar o Rosário? Já pensou em rezá-lo dessa forma? A primeira parte da Ave-Maria é bíblica, faz parte da Palavra Revelada e ninguém deve alterar esse texto. Mas a segunda parte é histórica. Você pode rezar a segunda parte de forma mais consciente, com seu coração. Exemplo: “Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, roga por mim, por nós, pelos meus filhos, pela humanidade etc.”. Você pode fazer súplicas ou agradecer realidades do cotidiano. Experimente e verá que o terço se torna uma oração muito viva.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O evangelho de hoje é muito utilizado nos dias em que se celebra uma memória de Nossa Senhora. É um relato de anunciação e de vocação. Uma virgem de Nazaré se depara com uma manifestação inesperada do anjo Gabriel, enviado de Deus. A saudação inicial “Alegra-te” é o convite profético à alegria messiânica que agora se faz plena pela colaboração de Maria. É causa de espanto e perturbação para a menina. Ela também é chamada “cheia de graça”. Será envolvida pela graça transbordante de Deus, que a ajudará a assumir a missão de gestar e de cuidar do Filho de Deus. O anjo encoraja a menina dizendo “não temas” e explica o desenrolar dos fatos. O menino será chamado Jesus, “O Senhor salva”. Será grande e filho do Altíssimo, o que revela sua natureza divina. Maria questiona ao anjo como seria possível o plano, estando prometida em casamento. O anjo assegura o poder do Espírito Santo sobre ela. A gravidez de sua prima Isabel na velhice mostra a ação divina que ultrapassa qualquer obstáculo. Maria responde prontamente, fazendo-se “serva do Senhor”, abandonando-se à vontade de Deus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.