Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/06/2022

Santo Antônio de Pádua, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Rs 21,1-16 Salmo: Sl 5 - Senhor, atende a meu clamor!
evangelho
Não vires as costas a quem te pede emprestado - Mt 5,38-42

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje celebramos o dia de Santo Antônio de Pádua, que se encantou com o ideal de vida de São Francisco e entregou sua vida em prol do Evangelho de Jesus Cristo.

No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra nos apresenta hoje. Que possamos estar atentos ao movimento de vida nova ao qual o Espírito Santo nos conduzirá nesta oração.
Oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Quais orientações podemos destacar no texto? Qual delas nos parece ser a orientação central do Evangelho?

Evangelho: Mt 5,38-42 “Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.

“A palavra de hoje nos aponta um ideal de não violência. Não à violência, à revanche, à vingança. Estamos no Sermão da Montanha. Jesus explica que, no tempo do Reino de Deus, é preciso superar a Lei do Talião. Essa lei estabelecia o revide na mesma moeda da ofensa, não mais. “Olho por olho, dente por dente.” A proposta de Jesus supera essa resposta de vingança já contida pela Lei. Não ceder à violência, de forma nenhuma, é o que ele nos pede. Não responder à violência com a violência, mas exercitar a paciência, a generosidade e o perdão. “Onde houver ódio, que eu leve o amor”, cantamos na Oração de São Francisco, e deixar sempre aberta a porta para a reconciliação com quem nos ofendeu.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz a mim?
Vivemos numa sociedade violenta, será que não precisamos de mais tolerância? Certamente que este Evangelho tem muito a nos dizer.
Espelhe seu comportamento nessas palavras de Jesus.

Oração (Vida)

Mantendo em mente os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus nos ensina que não devemos pagar a injustiça com a injustiça, o mal com mal, pelo contrário, o amor cristão é paciente, caridoso, não se vinga ...
Verbalize como você quer viver o amor hoje?

Bênção

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (...) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).

Ir. Carmen Maria Pulga

Santo Antônio de Pádua é considerado um dos santos mais queridos do povo. Desenvolveu-se um grande folclore sobre esse personagem. Ele é visto como o santo casamenteiro, santo das causas perdidas etc. Acendem-se velas, fazem-se promessas, chega-se, até, a virar o santo de ponta-cabeça para obter o que dele se espera. Um grupo de devotos cunhou uma frase em adesivos para colocar nos carros: “Eu sou testemunha do poder de Santo Antônio”. Isso, na realidade, não passa de lenda. O que se deve destacar quando se presta culto aos santos? Antes de tudo, santos são seres humanos, membros da Igreja, que se converteram a Jesus Cristo, ao seu evangelho e ao Reino. O santo, antes de ser milagreiro, deve ser exemplo de conversão, pois a Igreja vive do Espírito Santo e do testemunho dos irmãos e irmãs (At 1,6-8). Santo Antônio não tem poder. O poder vem de Deus. Ele é santo porque viveu o evangelho na total radicalidade. Antes de buscar obter mil e uma graças dele é preciso olhar seu exemplo de vida e dizer: se ele pôde ser tão convertido, todos, hoje, também podem se converter a exemplo dele. Ele não era nada mais do que qualquer ser humano de hoje. Quem procura imitar o amor do santo a Deus e aos irmãos, também pode pedir sua intercessão. Caso contrário, torna-se superstição.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.