Fundo
Sábado, 05 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/07/2025

S. Antônio M. Zaccaria - Ano C - Verde
1ª Leitura: Gn 27,1-5.15-29 Salmo: Sl 134(135) - Louvai o Senhor.
evangelho
Ninguém coloca um retalho de tecido novo em um manto velho, pois o remendo repuxa o manto, e o rasgo torna-se pior. - Mt 9,14-17

Aproximaram-se, então, os discípulos de João e disseram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes disse: “Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão. Ninguém coloca um retalho de tecido novo em um manto velho, pois o remendo repuxa o manto, e o rasgo torna-se pior. Do mesmo modo, não se põe vinho jovem em odres antigos, senão os odres rompem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas o vinho jovem põe-se em odres novos, e assim ambos se conservam”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.” .


“Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles?” Faça deste encontro com a Palavra verdadeiro encontro com o “Noivo” da “Nova Aliança”.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e verbalize os personagens, o que acontece, o questionamento dos discípulos de João, a resposta de Jesus, etc

Evangelho: Mt 9,14-17 Aproximaram-se, então, os discípulos de João e disseram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes disse: “Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão. Ninguém coloca um retalho de tecido novo em um manto velho, pois o remendo repuxa o manto, e o rasgo torna-se pior. Do mesmo modo, não se põe vinho jovem em odres antigos, senão os odres rompem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas o vinho jovem põe-se em odres novos, e assim ambos se conservam”.

“A pergunta dos discípulos de João acerca da prática do jejum não manifesta acusação, e sim desejo de entender o ensinamento novo sobre o modo de agradar a Deus. Jesus responde com dois belos exemplos da vida cotidiana, um na linguagem das mulheres que o ouviam – o remendo no manto rasgado – e o outro na linguagem dos homens – o transporte de vinho nos odres de couro. O Mestre criava condições para que todos entendessem bem o seguinte: sua mensagem era nova, forte e transformadora, e, se caísse em corações corroídos pelas velhas práticas e julgamentos legalistas, tudo seria perdido. Só conseguiria aderir ao seu ensinamento quem tivesse o coração pronto a ser transformado e a se tornar também novo.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É preciso muito cuidado para não nos apegarmos, também nós àquilo que na religião cristã, é acidental e transitório, esquecendo o essencial da fé que Cristo nos legou. Atualmente, o jejum é tão recomendado, apenas, como dieta emagrecedora. O que isso acrescenta para minha intimidade com Deus ou para a fraternidade? O essencial é o amor! O amor autêntico!
Sou capaz de abster-me de algo para suprir a carência de alguém necessitado?
Toda a renúncia que faço em prol dos irmãos o faço com amor e gratuidade?

Oração (Vida)

Agradeça a bondade do Senhor que nos quer na liberdade de seus filhos, sem nos impor um jugo desnecessário.
Apresente a Jesus as pessoas por quem você quer orar neste momento.
“Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que com a vossa bênção ergueis de sua fraqueza a condição humana e a consolidais, inclinai-vos com bondade sobre este/a vosso/a filho/a..........., para que, ele/a venha a bendizer com gratidão o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Como “cristão” que me declaro, como quero agir depois de orar com este relato do Evangelho de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus e seus discípulos comem em um dia consagrado ao jejum pelos discípulos de João Batista e pelos fariseus, austeros seguidores de práticas ascéticas. O jejum está ligado ao dia do grande perdão, além de penitência e remissão dos pecados. Soa como luto e não como festa. Por isso, Jesus justifica o não cumprimento do jejum por seus discípulos se utilizando da imagem da festa nupcial. A presença do noivo, com a vinda do Messias, é tempo de alegria e não de luto. O Reino é anunciado, a salvação é oferecida a todos, o mal é banido. É motivo de louvar a era messiânica. Quando ele for tirado do meio deles, então será o tempo de jejuarem em vista do luto. O jejum preparará o discípulo para o novo que virá com a ressurreição de Jesus. Ele inaugura a nova aliança, simbolizada pelo pano e pelo vinho novo que requer rompimento com as estruturas antigas. É preciso acolher a novidade trazida pelo Messias, em que mente e coração jamais deverão estar presos ao passado, como manto e odres antigos. O encontro com o Senhor provoca nas pessoas uma verdadeira mudança de vida, pois o Reino se faz próximo.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.