Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/11/2021

31ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Rm 16,3-9.16.22-27 Salmo: Sl 145(144) - Quero exaltar-te para sempre.
evangelho
Ninguém pode servir a dois senhores - Lc 16,9-15

“Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”. Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nossa vida exige que avaliemos constantemente nossas atitudes e o caminho pelo qual andamos.


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, grifando as palavras que mais chamaram sua atenção.

Evangelho: Lc 16,9-15 “Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”. Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus”. .

“Jesus, o pregador dos caminhos, nasceu numa gruta e foi sepultado num túmulo emprestado. Pobre, anuncia a Boa-Nova aos pobres. Ele teve uma postura dura e apontou os perigos da riqueza. Quando fala dos “ricos”, o Evangelho aponta as pessoas que colocam toda a sua segurança no dinheiro. A maldição da riqueza pode atingir também os que nada possuem, mas têm adoração pelo dinheiro. Ele é uma mediação para o bem ou para o mal. É necessário e útil. O mal do dinheiro está na idolatria. Ele pretende ser adorado. Com ele, podemos comprar coisas, mas não a felicidade. Em casos extremos, o dinheiro assume a condição de senhor em relação aos seus seguidores. O dinheiro deve ser nosso empregado, e nunca nosso patrão.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação, escute o que Jesus tem a lhe dizer e deixe que a Palavra se misture com a sua vida. Aos discípulos de Jesus é pedida a atitude da fidelidade mesmo nas pequenas coisas. Pensemos por alguns instantes no desafio que é o trabalho de evangelização nos dias de hoje. Os valores do Reino e do Evangelho ainda encontram espaço no coração das pessoas? Que atitudes são pedidas aos cristãos para que o seu testemunho continue revelando o rosto de Cristo?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O templo do Senhor deve ser o nosso coração, e Ele deseja escutar o que temos a dizer. Aproxime-se de Deus e faça a sua oração, mantendo em mente que é com muito amor e carinho que Ele o(a) acolhe. Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

Bênção

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (...) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

Ir. Carmen Maria Pulga

“Usem o dinheiro para fazer amigos, que receberão vocês nas moradas eternas.” Orientação clara e precisa dada por Jesus Cristo. Não se trata de tirar dos ricos para dar aos pobres. Trata-se em primeiro lugar do uso do nosso parco dinheiro honesto ganho com o suor do nosso rosto. É com ele que podemos fazer amigos, socorrendo pobres, aflitos e famintos. Eles abrirão para nós as portas do céu, porque Jesus, o dono da casa, se identifica com eles. Preparando-nos para o fim do mundo e o fim da nossa vida, somos chamados à prática das obras de misericórdia. Diz São Lucas que “os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus”. Jesus não vê possibilidade de servir a Deus sendo amigo do dinheiro. De qualquer forma, as obras exteriores precisam corresponder ao que temos no coração, nossas intenções, nosso projeto de vida. “Deus conhece os vossos corações”. Sabemos que as aparências enganam.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.