Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/05/2022

4ª Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 13,26-33 Salmo: Sl 2 - Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!
evangelho
Ninguém vai ao Pai senão por mim - Jo 14,1-6

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho.” Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na liturgia de hoje, Jesus se apresenta como a Verdade, a Vida e o Caminho para o Pai. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de deixarmo-nos conduzir pelo Senhor de nossa vida. Rezemos:

“Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”


Leitura (Verdade)

Leia o texto atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus.
Evangelho: Jo 14,1-6 “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros.”

“Dizem que as águas da fonte sentem saudade do mar. E que borbulham e saltam e pulam e correm querendo chegar.” É o Pe. Zezinho cantando a saudade que temos de Deus. Nós fomos criados a sua imagem e semelhança. “A minha alma tem sede de Deus”, rezamos no Salmo 42. A realização do ser humano é estar no amor de Deus, é estar com ele. Na ceia, Jesus falou de sua intimidade com Deus. Ele é um só com o Pai. É tudo que nós sonhamos: estar unidos ao Pai. O pecado nos impede essa aproximação. Por isso, Jesus vai à frente, preparando-nos o caminho. Por sua morte redentora, por sua Páscoa, ele reabriu o caminho para o Pai. Ele é o caminho que nos leva ao Pai. Por ele, nossa comunhão com o Pai será plena. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Diante de Jesus Caminho, reflita: o que você faz para que Jesus seja o seu Caminho? Por que temos dificuldades de andar nesse Caminho?
Diante de Jesus Verdade, podemos pensar: quais são os critérios que guiam nossas decisões e nossos projetos? Como olhamos e julgamos a realidade hoje?
Diante de Jesus Vida, meça em que grau está seu amor a vida, a sua e a dos outros?
Qual é o significado das palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração! Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas.”?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.
“Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fiéis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém” (Trecho do livro “Ele está no meio de nós”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus já está se aproximando da paixão. Os discípulos estão tristes, mas Jesus lhes pede para não ficarem perturbados, pois naquele momento, com sua ida, ele vai estabelecer novas relações: lugares na casa do Pai. Essa ida de Jesus é a concretização de seu amor até à cruz. Os amigos de Jesus, que são também os amigos do Pai, terão lugar nessa nova relação, pois ocuparão as moradas. Agora já não é como no AT, onde o povo fica à distância de Deus (cf. Ex 19,20-22) por ele ser considerado terrível. Novas relações significam outro rosto de Deus revelado por Jesus: Deus é Pai e os discípulos serão todos filhos e, por conseguinte, irmãos entre si. Terão intimidade com Deus. São, portanto, novas relações com Deus e com a comunidade. Não mais como no templo. Para essa nova família de Deus, existe um caminho que é a verdade e conduz à vida. Esse caminho é Jesus. Só seguindo esse caminho chega-se à verdade e à vida. Fora de Jesus não se chega a Deus e, portanto, não se encontra a vida definitiva. O Pai não está longe como se imaginava no AT, mas está próximo. Mas para chegar a ele e ocupar a morada preparada por Jesus não há outro caminho senão o trilhado pelo próprio Jesus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.