Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/03/2022

8ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 1Pd 1,10-16 Salmo: Sl 98(97) - O Senhor manifestou sua salvação.
evangelho
Nós deixamos tudo e te seguimos - Mc 10,28-31

Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida – casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições –, e no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Reservar um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, debruçar-me sobre a Palavra de Deus. Escolho um espaço onde não seja interrompido (a). Entro em oração:


Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo - e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Leitura (Verdade)

Após a leitura do Evangelho, procure silenciar por alguns instantes para recordar as palavras lidas. Faça uma segunda leitura pausadamente e se detenha nas palavras que chamaram a sua atenção durante a leitura. Repita essas palavras.

Evangelho: Mc 10,28-31 Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do Evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida – casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições –, e no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.

“O jovem rico não aceitou o convite de Jesus: deixar tudo e segui-lo. Não abriu mão de nada. Pedro e seus companheiros deixaram tudo e seguiram Jesus. Eles terão sua recompensa. Receberão cem vezes mais, agora, lhes assegurou Jesus, e, no futuro, a vida eterna. Cem vezes mais, com perseguições, isto é, no meio de dificuldades e provações. Quando a gente escolhe uma coisa, renuncia a outras. Quando se faz uma opção, abre-se mão de outras possibilidades. O amor nos pede renúncia. É assim no casamento. É assim na nossa aliança com Deus, no seguimento de Jesus. A fé cristã é uma escolha fundamental que fazemos de Cristo. Uma escolha que dá o tom de nossa vida. Ela marca todos os nossos projetos, todos os nossos passos.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que significa deixar tudo para seguir Jesus? Qual meu perfil de discípulo(a) de Cristo? O que é que eu deixei para seguir a Cristo? Quais são minhas motivações ao renunciar algo? Que sentimentos a Palavra despertou em mim?

Oração (Vida)

Oração pelas Vocações
“Jesus, Bom Pastor, suscita em todas as comunidades cristãs sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, leigos comprometidos e missionários, segundo as necessidades do mundo inteiro, ao que Tu amas e queres salvar. Te confiamos em particular nossa comunidade: cria em nós o clima espiritual que havia entre os primeiros cristãos, para que possamos ser um cenáculo de oração em amorosa acolhida do Espírito Santo e de seus dons. Assiste todas as pessoas consagradas. Guia os passos do que acolheram generosamente teu chamado e se preparam às ordens sagradas ou à profissão dos conselhos evangélicos. Volta teu olhar de amor para tantos jovens bem-dispostos e chama-os ao teu seguimento. Ajuda-os a compreender que só em ti podem realizar-se plenamente. Confiando estes grandes interesses de teu coração à poderosa intercessão de Maria, Mãe e modelo de todas as vocações, te suplicamos que sustenhas nossa fé com a certeza de que o Pai concederá o que Tu mesmo mandou que peçamos”.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a renunciar para caminhar na estrada de Jesus?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Pedro, vendo a questão do homem rico (Mc 10,17-27), ficou preocupado. Na versão de Mateus, Pedro indaga: “Qual será nossa recompensa?” (Mt 19,27). Herdar a vida eterna é entrar em novo relacionamento familiar (Mc 3,34-35), não mais sanguíneo, mas discipular. É esvaziar-se ou relativizar tudo. Quem adere a Jesus, não pode ter outros afetos maiores que o Reino. Esvaziando-se do apego aos bens, colocando tudo em comum (At 2,42ss; 4,32ss), talvez se criem conflitos com as pessoas próximas (família sanguínea), mas se estabelecem novas relações fraternas em que todos se sintam irmãos e irmãs (cêntuplo). Olhando os dois textos de Atos, citados acima, pode-se ver que a comunidade cristã era de fato uma comunidade fraterna onde dava gosto viver e que supria os vínculos familiares rompidos, bem como as riquezas deixadas. Ninguém dizia que algo era seu, mas tudo era de todos. Não havia necessitados entre eles. Foi-se a pequena família, nasceu a grande família dos discípulos em meio à partilha. Para que não se pensasse que isso seria uma sociedade perfeita, Jesus adverte: “Com perseguições e no futuro a vida eterna”. O caminho do Reino tem alegrias (nova comunidade) e dores (perseguições, incompreensões), mas isso culmina na eternidade, onde o Reino se plenifica.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.