Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/09/2023

São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja - Ano A - Branca
1ª Leitura: Zc 2,5-9.14-15a Salmo: (Sl)Jr 31,10-13 - Ouvi, nações, a palavra do Senhor.
evangelho
O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens - Lc 9,43b-45

Enquanto todos se admiravam por tudo o que ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: “Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens”. Contudo, eles não compreendiam essa afirmação; permanecia-lhes velada para que não a entendessem, mas temiam perguntar-lhe sobre o assunto.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia celebramos a memória de São Jerônimo, grande exegeta e tradutor das Sagradas Escrituras. No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo:
“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


“Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida”.

Leitura (Verdade)

“Então disse aos discípulos: — Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou. (Lc 10,16) A Palavra nos diz o que realmente precisamos ouvir. E quem a escuta com sinceridade, encontra a luz divina e o caminho que deve seguir.

Evangelho: Lc 9,43b-45 Enquanto todos se admiravam por tudo o que ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: “Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens”. Contudo, eles não compreendiam essa afirmação; permanecia-lhes velada para que não a entendessem, mas temiam perguntar-lhe sobre o assunto.

“Jesus encanta as multidões, desperta a esperança e imprime um novo jeito de viver. A Lei deixa de ser um peso para tornar-se promotora da vida. Porém, diante das multidões maravilhadas, Jesus não se exime de falar, mesmo que não compreendam, que sua presença passará por momentos exigentes e doloridos e que sua morte na cruz se consumará. Jesus não vive a agonia por antecipação, mas tem consciência de que não será fácil acolher o ódio daqueles que se sentem ameaçados por sua presença e ação. Ainda hoje muitos não entendem a cruz. É comum ver pessoas optando por Jesus, mas sem a cruz. O mistério do sofrimento habita as profundezas da humanidade. Um dia, porém, tudo será luz. Da cruz à luz.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Retome o texto mais uma vez. Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.
Tente entender o que vai por trás das palavras. O que o Mestre Jesus quer nos ensinar com isso.
A Palavra do Evangelho toca e encanta você?
O que as Palavras de Jesus dizem para nós hoje? Para você em particular?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra ilumina nossa existência! O Evangelho é fonte inesgotável de vida e de salvação. Como você se propõe beber desta água viva?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter.
"Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Em Lucas 9,51, começa a subida de Jesus para Jerusalém. No texto de hoje, ele faz o segundo anúncio da paixão. Lucas inicia-o com um breve sumário e com a tendência universalista, como é seu costume. A primeira expressão que deve ser explicada é “todas as coisas”. A que se refere? No contexto imediato, encontramos o exorcismo do endemoninhado epiléptico (Lc 9,17-43a). Em um contexto mais amplo, há curas, ensinamentos diversos, envio missionário dos discípulos e a transfiguração. A multidão está extasiada. Jesus, então, faz o anúncio de sua paixão pela segunda vez (Lc 9,22). Dessa vez, fala apenas de “entrega nas mãos dos homens”. Não aparecem os elementos da morte e ressurreição ao terceiro dia. O texto seguinte apresenta a discussão dos discípulos sobre quem é o maior entre eles. Significa dizer que, de fato, os discípulos não compreenderam nada daquilo que Jesus dizia sobre sua morte na cruz. É impressionante a insistência do evangelista na incompreensão dos discípulos: “não compreenderam”, “o sentido lhes ficava escondido”, “não podiam entender”, “tinham medo de fazer perguntas”. Somente quem se torna como criança compreende algumas realidades do Reino (Lc 9,46-48).

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.