Evangelho do dia 22/01/2020
2ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde

O homem estendeu a mão, que ficou curada - Mc 3, 1-6
Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te! Vem para o meio!” E perguntou-lhes: “Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?” Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.
Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.Oração Inicial
Concentre-se. Em silêncio tome consciência de que está na presença de Deus: "Jesus tu és meu Mestre Divino. Eu creio em ti, mas, por favor aumenta a minha fé para que eu possa ser digno(a) de tuas promessas de amor. Liberte-me de tudo o que pode impedir tua Palavra fecundar em mim. Amém."
Leitura (Verdade)
Relei-o o Evangelho. O que o texto diz? Observe os personagens e as falas de cada um.
“O quinto e último conflito, na série de polêmicas na Galileia, diz respeito ao sábado. O próprio Jesus é acusado de não observá-lo. E isto numa sinagoga, local típico do judaísmo. Começa-se a desenhar aquele que será o desfecho final: fariseus e herodianos puseram-se de acordo sobre o modo de fazê-lo perecer. Jesus pede que o homem da mão seca vá para o centro da sinagoga. O que, O que é queepois, está no centro: o homem ou a observância do sábado? O modo de agir de Jesus busca redimensionar o valor do sábado em vista da pessoa humana. Jesus quer a inclusão e diz ao homem portador de deficiência: “Levanta-te e vem para o meio”. Ninguém deve ser excluído, marginalizado, mas convidado a vir para o meio.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Jesus nos ensina a colocar no centro a vida antes de qualquer outro valor. O que está no Centro da Sinagoga? O que deve estar no Centro de nossa Igreja e comunidade? O que esse Evangelho de Marcos me diz? O que é que ele me faz enxergar? Como posso vivenciar essa proposta de Jesus?
Oração (Vida)
Jesus só tu tens o poder de doar a vida, faze que eu possa promover sempre a vida ao meu redor. Jesus vida, que eu seja luz e vida sobretudo para os que não creem em tua palavra salvífica. Amém
Contemplação (Vida e Missão)
Relembro em silêncio contemplativo esse Evangelho e me detenho nas palavras que ainda fazem eco no meu coração.... formulo uma oração silenciosa, de agradecimento a Jesus pela sua atitude firme e amorosa. Peço a graça de ser capaz de viver sua proposta de amor.
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Estamos começando a leitura do capítulo terceiro do Evangelho de Marcos. Num dia de sábado, dia santo de guarda, Jesus cura um homem que tinha uma das mãos atrofiada. Segundo o modo de ver de alguns fariseus e herodianos que lá estavam, Jesus não podia curar num dia de sábado. Seria um trabalho, o que não era permitido no dia santificado. Na cena aparece um homem com deficiência física ao lado da lei sobre o repouso sabático. A lógica dos fariseus dizia: “Não cure hoje. É dia santo. Deixe para curar amanhã. Este homem pode ficar enfermo mais um dia e, assim, não pecar contra a vontade de Deus”.
A lógica de Jesus: leis, princípios, tradições foram feitos para o ser humano, e não o contrário. Santo aos olhos de Deus é a pessoa, e não dias e coisas. Quando duas pessoas estão uma diante da outra, e uma delas tem poder, Jesus espera que tal poder se manifeste em gestos de sensibilidade humana. Jesus olhou irado para os fariseus e os herodianos e ficou triste porque tinham coração de pedra. Homens e mulheres de Deus, chamados a serem pescadores de gente, não podem ser verdadeiros discípulos de Jesus se não tiverem um coração de gente.
Evangelho do dia 22/01/2020
2ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde

O homem estendeu a mão, que ficou curada - Mc 3, 1-6
Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te! Vem para o meio!” E perguntou-lhes: “Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?” Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.
Oração Inicial
Concentre-se. Em silêncio tome consciência de que está na presença de Deus: "Jesus tu és meu Mestre Divino. Eu creio em ti, mas, por favor aumenta a minha fé para que eu possa ser digno(a) de tuas promessas de amor. Liberte-me de tudo o que pode impedir tua Palavra fecundar em mim. Amém."
Leitura (Verdade)
Relei-o o Evangelho. O que o texto diz? Observe os personagens e as falas de cada um.
“O quinto e último conflito, na série de polêmicas na Galileia, diz respeito ao sábado. O próprio Jesus é acusado de não observá-lo. E isto numa sinagoga, local típico do judaísmo. Começa-se a desenhar aquele que será o desfecho final: fariseus e herodianos puseram-se de acordo sobre o modo de fazê-lo perecer. Jesus pede que o homem da mão seca vá para o centro da sinagoga. O que, O que é queepois, está no centro: o homem ou a observância do sábado? O modo de agir de Jesus busca redimensionar o valor do sábado em vista da pessoa humana. Jesus quer a inclusão e diz ao homem portador de deficiência: “Levanta-te e vem para o meio”. Ninguém deve ser excluído, marginalizado, mas convidado a vir para o meio.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Jesus nos ensina a colocar no centro a vida antes de qualquer outro valor. O que está no Centro da Sinagoga? O que deve estar no Centro de nossa Igreja e comunidade? O que esse Evangelho de Marcos me diz? O que é que ele me faz enxergar? Como posso vivenciar essa proposta de Jesus?
Oração (Vida)
Jesus só tu tens o poder de doar a vida, faze que eu possa promover sempre a vida ao meu redor. Jesus vida, que eu seja luz e vida sobretudo para os que não creem em tua palavra salvífica. Amém
Contemplação (Vida e Missão)
Relembro em silêncio contemplativo esse Evangelho e me detenho nas palavras que ainda fazem eco no meu coração.... formulo uma oração silenciosa, de agradecimento a Jesus pela sua atitude firme e amorosa. Peço a graça de ser capaz de viver sua proposta de amor.
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Estamos começando a leitura do capítulo terceiro do Evangelho de Marcos. Num dia de sábado, dia santo de guarda, Jesus cura um homem que tinha uma das mãos atrofiada. Segundo o modo de ver de alguns fariseus e herodianos que lá estavam, Jesus não podia curar num dia de sábado. Seria um trabalho, o que não era permitido no dia santificado. Na cena aparece um homem com deficiência física ao lado da lei sobre o repouso sabático. A lógica dos fariseus dizia: “Não cure hoje. É dia santo. Deixe para curar amanhã. Este homem pode ficar enfermo mais um dia e, assim, não pecar contra a vontade de Deus”.
A lógica de Jesus: leis, princípios, tradições foram feitos para o ser humano, e não o contrário. Santo aos olhos de Deus é a pessoa, e não dias e coisas. Quando duas pessoas estão uma diante da outra, e uma delas tem poder, Jesus espera que tal poder se manifeste em gestos de sensibilidade humana. Jesus olhou irado para os fariseus e os herodianos e ficou triste porque tinham coração de pedra. Homens e mulheres de Deus, chamados a serem pescadores de gente, não podem ser verdadeiros discípulos de Jesus se não tiverem um coração de gente.