Fundo
Domingo, 01 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/07/2021

São Boaventura, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ex 3,13-20 Salmo: Sl 105(104) - Lembra-se para sempre da sua aliança.
evangelho
O meu jugo é suave e o meu fardo é leve - Mt 11,28-30

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos coloca muito próximos do coração misericordioso de Jesus. Ele chama para si todos os que estão cansados e abatidos, pois deseja que vivamos no seu amor e na alegria.


Oremos: “Pai, dá-me um coração manso e humilde, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.

Evangelho: Mt 11,28-30 “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

“Entre os ouvintes de Jesus estavam pessoas machucadas, sofridas, excluídas. Destina-se a elas o convite para uma vida nova e feliz. Foi a elas que Jesus anunciou as bem-aventuranças, que colocam a nu os falsos esquemas das alegrias do mundo. Jesus é especialista em carregar a cruz, e ele nos oferece seus ombros para aliviar nossos sofrimentos. O jugo dele – porque é amor – pode ser facilmente carregado. O sofrimento, por vezes, nos desestabiliza e revolta. Nesse caso, podemos recorrer a ele. Nem sempre ele tira de nós a cruz, mas sempre nos dá forças para carregá-la. Jesus salvou o mundo pelo sofrimento, e o apóstolo Paulo diz que podemos – com nossas dores – completar a Redenção. O sofrimento nos torna mais maduros.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“O convite de Jesus é para que descansemos em seu coração. Nele, Deus nos pede para dividir nossos fardos, angústias, feridas, cansaços, fadigas, e, assim, aliviar nosso coração, nosso ser. Como é bom saber que Deus se preocupa com o nosso dia a dia, com nossas lutas, com nossos cansaços! Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos dramas. Ao povo sofrido Jesus oferecia um jugo leve e suave, porque ele é manso e humilde de coração. Hoje, como está o meu coração? Por quais dificuldades tenho passado nestes tempos? Quantas tribulações tenho enfrentado? Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora)

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem está cansado, sobrecarregado de fardos pesados, é convidado a ir ter com Jesus. Nele encontrará descanso, porque ele é manso e humilde de coração. Seu jugo é suave e seu fardo é leve. A expressão “jugo da Lei” era conhecida no tempo de Jesus. Observar a Lei com todos os preceitos criados para protegê-la tornou-se um fardo para o judeu observante. Jesus se oferece para aliviar esse fardo. O texto diz: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas”. Um Mestre manso e humilde é certamente agradável. Descanso interior é sumamente desejável para vivermos em paz com nós mesmos e com os outros. O alívio de fardos, sobretudo de estatutos e regulamentos, é um alívio, sem nenhum adjetivo. Já ouvimos que os mansos possuirão a terra, e que todas as obrigações da Lei se concentram no mandamento do amor: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. É sempre possível e agradável conversar com uma pessoa mansa. É bom, pois, rezar como aprendemos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”. Cansados e sobrecarregados encontraremos repouso em Jesus. Cansados por estarem sobrecarregados. A frase não precisa de explicação. A experiência a esclarece. A sobrecarga pode não ser física. Sem motivação, tudo perde o gosto. Uma simples presença, que estava faltando, diminui o fardo e renova as forças para carregá-lo. E, se a pessoa certa está no lugar certo, tudo dará certo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.