Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/11/2022

33ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Ap 10,8-11 Salmo: Sl 119(118) - Como são doces ao meu paladar tuas promessas, Senhor!
evangelho
O povo ficava fascinado ao ouvi-lo falar - Lc 19,45-48

Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Comemoramos, hoje, a dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo. O Templo material é apenas um espaço sagrado onde celebramos a comunhão da grande comunidade de fé de todos os batizados em Cristo. Sejamos uma Igreja humana, viva e comprometida.


Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamarem atenção.

Lc 19,45-48 Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

“O povo judeu conhecia o Deus vivo, com quem estava em aliança. Lia e rezava as Escrituras Sagradas, onde se en contravam a Lei de Deus e as palavras dos profetas. E, em Jerusalém, tinha seu tesouro mais precioso, o Templo de Deus. Para ele, convergiam romarias de todo o país, especialmente na peregrinação anual da Páscoa. Encontramos Jesus no Templo, muitas vezes, particularmente ensinando ao povo e em dispu tas com os saduceus, que controlavam o Templo. Naquele dia, ele ficou irritado com o comércio de animais que ali se fazia para os sacrifícios, administrado pelos saduceus, e fez um gesto de purificação do Templo, expulsando os vendedores dali e re lembrando sua função como Casa de oração do povo de Deus.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Templo é casa de oração, de sintonia com o divino, portanto, não pode ser profanado com exploração do povo ou com a deturpação de seu propósito que é de contato com Deus.
Que o Espírito Santo, o Purificador da nossa alma reacenda em nós o zelo, o fervor, o ardor, com o fogo do seu Amor para que os inimigos que estão em nosso coração fujam com medo de Jesus.
Você aceita que Jesus expulse também os “ladrões” do seu coração?
Você tem ideia quais são os salteadores que tentam tirar você da intimidade com Deus?
A sua casa é uma casa de oração?

Oração (Vida)

Oração

Deus e Senhor nosso, protegei vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai vossas bênçãos sobre nosso santo Padre, o Papa, sobre nosso Arce(bispo), sobre nosso Pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça.
Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa.
Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este Arcebispado, a Paróquia em que habitamos e a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações.
Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório; dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
(Pai-nosso, Ave-Maria, Glória)

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia.
Sugestão: Faça uma visita a igreja de sua comunidade e reze pelos seus celebrantes e seus fieis.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O templo de Jerusalém era o lugar central da religião judaica. Era nele que se prestava culto a Deus. Desse modo, todo judeu devia comparecer ao templo, principalmente nas grandes festas: Páscoa, Pentecostes e tendas. Jesus foi ao templo e viu algo que o desagradou: comércio de animais para os sacrifícios, bem como câmbio de moedas estrangeiras. Tudo isso resultava em exploração do povo. Jesus superou esse culto. Não concorda com negócios nesse ambiente. Ali deveria ser lugar de oração e de justiça (cf. Is 56,7), porém, se tornou covil de ladrões (Jr 7,11). Assim sendo, Jesus atinge a religião do AT no seu tendão de Aquiles. Ele assume o lugar dos doutores, ensina superando o papel deles e, com seu gesto de expulsão, redireciona o templo para sua verdadeira função original, já que é a casa de seu Pai (Lc 2,49); por isso, ele tem autoridade para agir assim. Para tanto, entra em choque com os representantes de uma religião petrificada, que logo pensam em eliminá-lo. Em síntese, no presente relato se apresenta um resumo de toda a ação de Jesus. Ele veio no judaísmo, mas não coube dentro dessa instituição, pois quis redirecionar toda prática religiosa para seu verdadeiro fim, isto é, realizar o projeto de Deus. Jesus é a plena revelação de Deus iniciada no AT, mas desvirtuada pelos líderes religiosos.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.