Evangelho do dia 25/08/2025
21ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde

O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? - Mt 23,13-22
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que bloqueais aos homens o Reino dos Céus! Porque vós mesmos não entrais, e, aos que estão entrando, também não deixais entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra para fazer um prosélito e, quando o conseguis, o tornais duas vezes mais filho da Geena do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Jurar pelo santuário não é nada, mas jurar pelo ouro do santuário obriga’! Insensatos e cegos! O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? Ou também: ‘Jurar pelo altar não é nada, mas jurar pela oferenda que está sobre ele obriga’. Cegos! O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? Portanto, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está em cima dele; e quem jura pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.Oração Inicial
Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de permanecer na sua presença e acolher com todo o ser a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Senhor Jesus, eu professo e acredito que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Tu és o meu Senhor e meu Salvador. Torna a minha fé forte como a de Pedro e dá-me ousadia para falar de ti aos outros para que eles possam conhecê-lo pessoalmente como Senhor e Salvador e crescer no conhecimento do seu amor”.
Leitura (Verdade)
Jesus faz um forte alerta sobre o fechamento dos fariseus e mestres da lei para a entrada no Reino. Procure entender porque eles se fecharam? O que é que Jesus repreende nesta conduta? Onde está a hipocrisia?
Evangelho: Mt 23,13-22 “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que bloqueais aos homens o Reino dos Céus! Porque vós mesmos não entrais, e, aos que estão entrando, também não deixais entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra para fazer um prosélito e, quando o conseguis, o tornais duas vezes mais filho da Geena do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Jurar pelo santuário não é nada, mas jurar pelo ouro do santuário obriga’! Insensatos e cegos! O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? Ou também: ‘Jurar pelo altar não é nada, mas jurar pela oferenda que está sobre ele obriga’. Cegos! O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? Portanto, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está em cima dele; e quem jura pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.”
“O detalhismo consome a paciência de Jesus, e ele nomeia “hipócritas” as normas dos peritos pelas minúcias da Lei. Classifica-os como guias cegos e insensatos, que bloqueiam o caminho de quem quer sinceramente entrar no Reino dos Céus. Chega a chamá-los “filhos da geena”, que, na compreensão popular, seria: quem não presta para nada. Na cidade, o que não servisse como lenha ia para o fogo da geena do lixão. O Mestre não se intimida em usar essas fortes palavras, frutos do desgosto que lhe causavam as incoerências dos mestres da Lei.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.
Tenho sido incoerente com minha vida e minha fé?
Os mestres da lei e os fariseus se tornaram merecedores das duras palavras de Jesus porque além de não buscar a sua salvação, atrapalhavam e impediam de que outros buscassem o caminho da salvação.
Minhas palavras e atitudes favorecem a outros encontrarem a verdade de Jesus?
Que Deus converta nosso coração, para que vivendo seus preceitos, jamais nos desviemos do caminho da salvação.
Oração (Vida)
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Se desejar conclua com esta “Oração de Santo Agostinho ao Espírito Santo.
Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que ei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a vossa glória, para o bem das almas e a minha santificação.
Ó meu bom Jesus, em vós ponho toda a minha confiança.
Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar.
Impeli-me ó Espirito Santo, para que seja santo o meu agir.
Atraí-me, ó Espirito Santo, para que eu ame o que é santo.
Fortalecei-me, ó Espirito Santo, para que eu proteja o que é santo.
Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém”
Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
No texto de hoje se inicia a seção dos sete “ais”, quando Jesus denuncia a hipocrisia dos escribas e dos fariseus. As sete ameaças, inspiradas no profeta Isaías, contrapõem-se às bem-aventuranças do Sermão da Montanha. Na primeira, eles são acusados de não aceitarem a Boa-Nova do Reino e, com isso, não guiarem o povo para acolhê-la. Em vez disso, interpretam a Lei em benefício próprio, não aderindo a uma vida de conversão anunciada pelo Messias. Na segunda, a crítica recai sobre seu zelo missionário, que leva à perdição dos prosélitos, ao impor-lhes um jugo pesado da Lei, fazendo-os muitas vezes mais fanáticos que seus próprios mestres, o que merece duplamente a condenação eterna. Na terceira, Jesus, chamando-os de guias insensatos e cegos, os adverte acerca do juramento. Eles se utilizam de sutileza na interpretação da Lei para livrar-se do compromisso de juramento. As distinções entre santuário e ouro do santuário, assim como altar e oferenda sobre o altar, são falaciosas. O juramento se dirige a ambas as coisas. Assim, a hipocrisia destrói a religião e a vida, porque é contrária à verdade de Deus.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.Evangelho do dia 25/08/2025
21ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde

O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? - Mt 23,13-22
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que bloqueais aos homens o Reino dos Céus! Porque vós mesmos não entrais, e, aos que estão entrando, também não deixais entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra para fazer um prosélito e, quando o conseguis, o tornais duas vezes mais filho da Geena do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Jurar pelo santuário não é nada, mas jurar pelo ouro do santuário obriga’! Insensatos e cegos! O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? Ou também: ‘Jurar pelo altar não é nada, mas jurar pela oferenda que está sobre ele obriga’. Cegos! O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? Portanto, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está em cima dele; e quem jura pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Oração Inicial
Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de permanecer na sua presença e acolher com todo o ser a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Senhor Jesus, eu professo e acredito que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Tu és o meu Senhor e meu Salvador. Torna a minha fé forte como a de Pedro e dá-me ousadia para falar de ti aos outros para que eles possam conhecê-lo pessoalmente como Senhor e Salvador e crescer no conhecimento do seu amor”.
Leitura (Verdade)
Jesus faz um forte alerta sobre o fechamento dos fariseus e mestres da lei para a entrada no Reino. Procure entender porque eles se fecharam? O que é que Jesus repreende nesta conduta? Onde está a hipocrisia?
Evangelho: Mt 23,13-22 “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que bloqueais aos homens o Reino dos Céus! Porque vós mesmos não entrais, e, aos que estão entrando, também não deixais entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra para fazer um prosélito e, quando o conseguis, o tornais duas vezes mais filho da Geena do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Jurar pelo santuário não é nada, mas jurar pelo ouro do santuário obriga’! Insensatos e cegos! O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? Ou também: ‘Jurar pelo altar não é nada, mas jurar pela oferenda que está sobre ele obriga’. Cegos! O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? Portanto, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está em cima dele; e quem jura pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.”
“O detalhismo consome a paciência de Jesus, e ele nomeia “hipócritas” as normas dos peritos pelas minúcias da Lei. Classifica-os como guias cegos e insensatos, que bloqueiam o caminho de quem quer sinceramente entrar no Reino dos Céus. Chega a chamá-los “filhos da geena”, que, na compreensão popular, seria: quem não presta para nada. Na cidade, o que não servisse como lenha ia para o fogo da geena do lixão. O Mestre não se intimida em usar essas fortes palavras, frutos do desgosto que lhe causavam as incoerências dos mestres da Lei.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.
Tenho sido incoerente com minha vida e minha fé?
Os mestres da lei e os fariseus se tornaram merecedores das duras palavras de Jesus porque além de não buscar a sua salvação, atrapalhavam e impediam de que outros buscassem o caminho da salvação.
Minhas palavras e atitudes favorecem a outros encontrarem a verdade de Jesus?
Que Deus converta nosso coração, para que vivendo seus preceitos, jamais nos desviemos do caminho da salvação.
Oração (Vida)
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Se desejar conclua com esta “Oração de Santo Agostinho ao Espírito Santo.
Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que ei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a vossa glória, para o bem das almas e a minha santificação.
Ó meu bom Jesus, em vós ponho toda a minha confiança.
Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar.
Impeli-me ó Espirito Santo, para que seja santo o meu agir.
Atraí-me, ó Espirito Santo, para que eu ame o que é santo.
Fortalecei-me, ó Espirito Santo, para que eu proteja o que é santo.
Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém”
Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
No texto de hoje se inicia a seção dos sete “ais”, quando Jesus denuncia a hipocrisia dos escribas e dos fariseus. As sete ameaças, inspiradas no profeta Isaías, contrapõem-se às bem-aventuranças do Sermão da Montanha. Na primeira, eles são acusados de não aceitarem a Boa-Nova do Reino e, com isso, não guiarem o povo para acolhê-la. Em vez disso, interpretam a Lei em benefício próprio, não aderindo a uma vida de conversão anunciada pelo Messias. Na segunda, a crítica recai sobre seu zelo missionário, que leva à perdição dos prosélitos, ao impor-lhes um jugo pesado da Lei, fazendo-os muitas vezes mais fanáticos que seus próprios mestres, o que merece duplamente a condenação eterna. Na terceira, Jesus, chamando-os de guias insensatos e cegos, os adverte acerca do juramento. Eles se utilizam de sutileza na interpretação da Lei para livrar-se do compromisso de juramento. As distinções entre santuário e ouro do santuário, assim como altar e oferenda sobre o altar, são falaciosas. O juramento se dirige a ambas as coisas. Assim, a hipocrisia destrói a religião e a vida, porque é contrária à verdade de Deus.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.