Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/11/2020

São Josafá, memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Fm 7-20 Salmo: Sl 146(145) - Feliz quem se apoia no Deus de Jacó.
evangelho
O Reino de Deus está no meio de vós - Lc 17,20-25

Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o Reino de Deus está no meio de vós”. E ele disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: ‘Ele está aqui’ ou: ‘Ele está ali’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje, Jesus nos lembra de que o Reino de Deus está no meio de nós. Jesus mesmo é o Reino de Deus.
Peçamos ao Espírito Santo a graça de acolher sua Palavra e deixemo-nos conduzir por ela. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos que surgem durante a narrativa e identifique seu contexto. Qual ensinamento Jesus nos transmite ao afirmar: “O Reino de Deus não vem ostensivamente” e “O Reino de Deus está no meio de vós”?

“O Reino de Deus era um sonho milenar para os judeus. Porém, eles imaginavam um reino igual a tantos outros, marcados pela grandeza, não excluindo a violência e a dominação. Os próprios apóstolos tinham esta compreensão. Jesus nega tal perspectiva, esclarecendo que o Reino já está entre eles. “É um reino eterno e universal, reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, amor e paz” (Prefácio). O Reino obedece à dinâmica do “já e ainda não”. O Reino já está no meio de nós, mas ainda não se completou. É o Reino que não se define pelas estatísticas. É um Reino presente e invisível. Um Reino que precisa ser refeito a cada momento. Este Reino é feito de coisas pobres, mas seu triunfo é inevitável.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. Qual é a sua compreensão do Reino de Deus? Você identifica os sinais do Reino em nosso meio? Qual convite a Palavra lhe faz hoje? Peça esta graça: Senhor, dá-me humildade para acolher o vosso Reino!

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No caminho para Jerusalém, os fariseus perguntam a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. O Reino de Deus é visto como algo que deve chegar. A resposta de Jesus confirma essa visão, mas acrescenta que o Reino não chega ostensivamente. Não se pode dizer que ele está aqui ou ali, porque “o Reino está no meio de vós”. O Reino é o próprio Jesus que está entre nós? O Reino é uma realidade que começa a acontecer entre nós até se tornar plena na eternidade? O que são os “dias do Filho do Homem” que os discípulos não verão? Jesus, o Filho do Homem, sofrerá muito, será rejeitado e se manifestará no fim dos tempos. Sua manifestação será como o brilho de um relâmpago, uma luz intensa de curta duração. Na pregação na sinagoga de Nazaré, Jesus usou um “hoje” para dizer que com ele começa a acontecer o que está escrito. Ele, o Reino, está no meio de nós. Hoje é o dia do Filho do Homem. Aproximando-nos do fim do ano civil e do ano litúrgico, o Evangelho que lemos nos põe de sobreaviso em relação ao fim dos tempos. O brilho do relâmpago iluminará nossa passagem deste mundo para o Pai, ou nossa Páscoa será como o brilho de um relâmpago?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.