Fundo
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/07/2025

S. Pedro Crisólogo - Ano C - Verde
1ª Leitura: Ex 34,29-35 Salmo: Sl 98(99) - Exaltai o Senhor, nosso Deus.
evangelho
O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo - Mt 13,44-46

O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Quando um homem o encontra, volta a escondê-lo e, em sua alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é semelhante a um comerciante que andava à procura de pérolas finas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao iniciar mais um dia, coloco minha vida diante de ti. Hoje, te peço o dom do discernimento e da fortaleza, lucidez e sabedoria para permanecer no caminho de teu Filho Jesus.
Enche-me de simplicidade e alegria, para que eu compreenda a tua palavra e para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de ti.



“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Vivendo numa sociedade consumista e do bem-estar, a exigência de Jesus neste Evangelho pode nos causar incomodo e medo. Todavia, parece não se tratar tanto do “vender”, mas do “encontrar”. Em Jesus encontramos o tesouro, a pérola de grande valor. Leia e medite estas palavras de Jesus com o coração de discípulo/a.

Evangelho: Mt 13,44-46 “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Quando um homem o encontra, volta a escondê-lo e, em sua alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é semelhante a um comerciante que andava à procura de pérolas finas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou.”

“Um mercador e um trabalhador do campo são duas profissões das mais frequentes em Israel. Os mercadores viajavam para compra e venda de objetos de valor. Já os agricultores cavavam a terra no cultivo do sustento diário e raramente chegariam a juntar fortunas. Vê-se muito bem que o tesouro e a pérola que o Mestre escolhe como exemplos eram realidades de muito valor, quase utópicas para a grande maioria de quem o escutava. Portanto, o Senhor não falava somente no âmbito material e econômico. Estava convidando os ouvintes a pensar no Reino dos Céus, nos valores e nas certezas que não contam apenas para a vida terrena, mas também para a eternidade, porque só por elas vale a pena desfazer-se de tudo o mais.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como tenho apreciado o imenso tesouro que é Jesus para mim?
Como tenho valorizado a pérola preciosa que Deus, com imenso amor, pôs em minhas mãos?
O que é que dá dinamismo ao meu agir? O amor, a solidariedade, a fé no Evangelho ou interesses egoístas e pessoais?
Quais tesouros (valores) procuro garimpar e como os cultivo?

Oração (Vida)

Faça sua oração abrindo seu coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir...
Se desejar pode concluir com esta oração:
“Queremos ser fiéis comunicadores da Palavra, Senhor de todas as nossas esperanças, Tu és o Vivente, aquele que venceu a morte, e mandaste teu Espírito para fazer novas todas as coisas. Tu guias os passos de todos os homens e de todas as mulheres que caminham nas veredas da história; e sustentas o empenho de todos aqueles que participam da obra criadora e renovadora do universo. Nós te ofertamos, Senhor, as alegrias e os sucessos de todos os teus filhos, empenhados nos vários âmbitos da comunicação, te apresentamos as suas incansáveis buscas de ti, para poder anunciar com verdade, justiça, liberdade e amor. Guia Tu, Senhor, quem nos vários areópagos abre novos horizontes de esperança, de vida verdadeira, de solidariedade, de comunicação e de comunhão. Nós olhamos com fé o novo mundo que nos chamas a construir com o nosso trabalho de comunicadores do teu Evangelho e te pedimos para dar asas ao nosso empenho, para podermos contribuir eficazmente para recompor o mundo em paz e unidade. E Tu, Deus da salvação, de amor e de esperança, envolve todos os homens e todas as mulheres que te procuram no teu terno abraço de Pai. Amém” (Agnes Quaglini).

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
Concentrar nossa busca nos verdadeiros valores parece ser uma sugestão prática.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Estamos diante de duas parábolas próprias de Mateus e paralelas entre si. Se a história do grão de mostarda e do fermento apontava para a invisibilidade e a pequenez do Reino que vai crescendo misteriosamente, as narrativas de hoje retratam o quanto o Reino é valioso. O primeiro elemento comum das narrativas é a descoberta de algo precioso (tesouro ou pérola). Seja um simples camponês, seja um rico comerciante, ambos se alegram com aquilo que encontram. É a felicidade de quem encontra Jesus e seu Reino. O segundo elemento é a decisão de venderem tudo o que têm, ou seja, assumir uma postura de total abandono, longe de reservas, para adquirir o que encontrou. O discípulo maravilhado com o Reino não deve medir esforços para se desfazer da vida velha, deixando de lado as falsas seguranças para acolher a Boa-Nova. É o renunciar a si mesmo para arriscar tudo por Cristo. Por fim, um compra o campo, para assegurar o tesouro encontrado, e o outro, a pérola. Não podem deixar passar essa única oportunidade na vida. Acolher o Reino requer uma decisão radical de conversão e entrega total.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.