Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/08/2022

Nossa Senhora Rainha, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Is 9,1-6 Salmo: Sl 113(112) - Seja bendito o nome do Senhor, desde agora e para sempre.
evangelho
O seu reino não terá fim - Lc 1,26-38

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Hoje é o dia da festa de Nossa Senhora Rainha, que acontece depois da celebração da sua Assunção. Ela está no céu como nossa Rainha, e, por isso mesmo está muito perto de Deus. Ela a cheia de graça, tem em si a compaixão do Pai, do Filho, do Espírito Santo, portanto é nossa intercessora. Oremos: Ave-Maria....

Leitura (Verdade)

O texto de hoje narra a anunciação do anjo à Virgem Maria. Logo em sua saudação, o anjo já afirma que ela é cheia de graça. Por que o anjo a chama de “cheia de graça”? Faça a leitura do texto em voz alta, se possível, e pausadamente, repetindo as palavras que mais lhe chamaram atenção. Identifique o tema central do diálogo entre o anjo e Maria.

Evangelho: Lc 1,26-38 Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

“Duas realidades que nos encantam: a iniciativa de Deus e a resposta de Maria. Deus escolheu uma jovem para ser a mãe do seu Filho. Ele a fez cheia de sua graça. O anjo Gabriel lhe fez a comunicação. Convidou-a a alegrar-se, como os profetas o fizeram dirigindo-se à filha de Sião. Alegrar-se porque Deus estava chegando para morar com seu povo. Sua resposta foi responsável e generosa. Responsável porque ela apresentou suas dúvidas e inquietações. Generosa porque se colocou como serva, a serviço de seu Deus. “Eis aqui a serva do Senhor!” O Senhor reserva, para cada um de nós, um papel especial em seu projeto de salvação. Imitemos Maria em responsabilidade e em generosidade.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A anunciação do anjo a Maria já expressa a sua vocação, a de ser a Mãe de Jesus. Maria passa a compreender a saudação, adotando uma postura de escuta profunda do mensageiro de Deus e dando sua resposta: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Também sobre nós Deus tem seus planos, escolhendo e amando a cada um situado na sua história e no seu tempo. Para que isso se realize é preciso confiar em Deus, dar nossa adesão e agir do jeito de Maria.
O que o Espírito Santo o(a) ajudou a escutar do Senhor? Qual palavra mais o(a) tocou? Qual minha resposta?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que a Palavra o(a) leva a rezar neste dia? Quais realidades lhe vêm à mente e ao coração? O que você gostaria de apresentar ao Senhor?
Faça um instante de silêncio e reze a segunda parte da Ave -Maria suplicando ao Senhor, com a intercessão de Maria, pelas realidades de sua vida e de seu povo.

Contemplação (Vida e Missão)

Maria, ensina-me a caminhar nos passos de Jesus!
Que palavra do evangelho você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Faça essa benção para alguém anunciando Jesus como fez Maria.
Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Ao celebrar Maria, é bom lembrar todos os homens e mulheres que, através da história, desde Abraão e Sara até João Batista, no limiar do NT tornaram possível a vinda do Salvador ao mundo. O mesmo se diga de todos os homens e mulheres que, a partir de Jesus até os dias atuais, tornaram o evangelho conhecido diante dos povos. Deus quis precisar da participação de pessoas que testemunhassem sua fé (Hb 11,1ss), pois esse testemunho traz Deus presente na história. Mas, contemplando o testemunho desde Abraão e Sara até o de homens e mulheres de hoje, alguém se destaca: Maria. Ela, pela ação do Espírito Santo, tornou-se a mais próxima colaboradora de Deus. Por isso, venerar e celebrar Maria, mais do que ficar na pessoa dela, é valorizar o amor de Deus, que se valeu dessa jovem para realizar seu plano de amor para com a humanidade. É também contemplar sua colaboração com os planos de Deus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.