Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/09/2024

Ss. Cosme e Damião - 25º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ecl 1,2-11 Salmo: Sl 90(89) - Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
evangelho
Opinião de Herodes sobre Jesus - Lc 9,7-9

O tetrarca Herodes ouviu tudo o que acontecia e ficou confuso, porque alguns diziam: “João foi ressuscitado dos mortos”; outros: “Elias apareceu”; e outros ainda: “Um dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Herodes disse: “A João, eu mandei decapitar. Quem é este de quem ouço tais coisas?” E procurava vê-lo.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Abramos nosso coração aos ensinamentos divinos e, sustentados por sua Palavra, caminhemos na justiça e na esperança dos bens prometidos.


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje. O que realmente nos motiva ir ao encontro de Jesus? Quais são suas interrogações sobre o Cristo Jesus?

Evangelho: Lc 9,7-9 O tetrarca Herodes ouviu tudo o que acontecia e ficou confuso, porque alguns diziam: “João foi ressuscitado dos mortos”; outros: “Elias apareceu”; e outros ainda: “Um dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Herodes disse: “A João, eu mandei decapitar! Quem é este de quem ouço tais coisas?” E procurava vê-lo.

“Já vimos como Jesus despertava opiniões intrigantes. Também Herodes Antipas – filho do Herodes, que mandou matar as crianças de Belém – está confuso. A seus ouvidos chegaram os ecos das maravilhas operadas por Jesus. “Quem é este de quem ouço tais coisas?” Lucas quer mostrar que Jesus não pode ser confundido com os profetas nem com João Batista, pois ele é superior a todos. Ele é o enviado do Pai, o próprio Deus encarnado na história. A interrogação que Herodes lança hoje no Evangelho é a mesma que pode emergir no coração de cada um de nós. Mas, iluminados pela luz do Evangelho e pela experiência de Deus em nossa vida, podemos proclamar sem dúvidas que Jesus é o rosto misericordioso de Deus Pai.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como esta palavra do Evangelho, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?
Não basta ver e escutar Jesus. É preciso saber com qual desejo se quer vê-lo e ouvi-lo. É preciso abandonar as amarras do coração e abrir espaço para ele na própria vida. Quem é Jesus para mim?
Com que aspiração desejo ver, ouvir e acolher o Senhor e sua mensagem?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Una-se à comunidade eclesial e ore para que o testemunho dos cristãos seja sempre mais autêntico. Para que haja mais união entre as diferentes denominações cristãs e que ninguém use o nome de Jesus para fins egoístas ou mercantilistas.
Pai nosso....

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

. O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

São três os Herodes com os quais nos encontramos de vez em quando: Herodes, o Grande; seu filho, Herodes Antipas; e seu neto Herodes Agripa. O primeiro Herodes é chamado de “o Grande” por causa das construções monumentais que fez na Judeia. Este é o Herodes do tempo do nascimento de Jesus e que mandou matar as crianças de Belém. Esse rei matou muita gente da própria família. Deu início à reforma do segundo templo, que tinha sido construído com poucos recursos depois do exílio da Babilônia. O segundo Herodes, Herodes Antipas, era filho de Herodes, o Grande. Depois da morte de seu pai, ele governou a Galileia e a Pereia. Seu irmão, Arquelau, governou a Judeia e a Idumeia. É o Herodes do tempo de Pôncio Pilatos e quem mandou matar São João Batista. Casou-se com Herodíades, sua sobrinha, que tinha sido esposa de seu irmão Filipe. Considerando que Jesus era galileu por ter vindo de Nazaré, Pilatos o enviou a Herodes Antipas. O terceiro é Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande. Era irmão de Herodíades. Foi ele quem mandou matar São Tiago, irmão de João, e prender São Pedro. Em resumo, Herodes, o Grande, de quando Jesus nasceu; Herodes Antipas, de quando Jesus morreu; Herodes Agripa, do tempo dos Atos dos Apóstolos. O primeiro Herodes quis ver Jesus para matá-lo. O segundo quis ver Jesus depois de ter matado João Batista.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.