Fundo
Quarta-feira, 26 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/06/2024

11ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 21,1-16 Salmo: Sl 5 - Atendei o meu gemido, ó Senhor.
evangelho
Ouvistes o que foi dito - Mt 5,38-42

Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente’. Mas eu vos digo: não resistais a quem faz o mal! Ao contrário, se alguém te esbofetear na face direita, apresenta-lhe também a outra; se alguém quiser te processar para tomar tua túnica, deixa-lhe também o manto; se alguém te forçar a caminhar uma milha, acompanha-o por duas! Àquele que te pedir, dá; e não voltes as costas àquele que deseja te pedir emprestado!

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Busque um espaço onde você possa sentir-se bem para meditar e orar com a Palavra de Deus.
Tranquilize-se, faça silêncio interior: esteja com os ouvidos e o coração prontos para a contemplação do mistério que toda a Palavra encerra. Coloque-se na presença de Deus, seja presença na presença dele.
Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.


“Espírito Santo, enche-me de ti, dom de Deus, plenitude suprema.
Enche-me de tua presença, para que ela faça de todo o meu ser teu santuário.
Enche-me de teu amor, a fim de que toda a minha conduta consista em amar à maneira extrema do amor divino.
Enche-me ao máximo, conforme a minha capacidade de te receber.”

Leitura (Verdade)

A Palavra deve nos inquietar e nos fazer cumprir em nossa vida o que ela nos ensina. Leia o Evangelho com atenção, pausadamente. Coloque um olhar demorado, contemplativo, sobre Jesus e acolha cada palavra que é por ele pronunciada”

Evangelho: Mt 5,38-42 “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Mas eu vos digo: não resistais a quem faz o mal. Ao contrário, se alguém te esbofetear na face direita, apresenta-lhe também a outra; se alguém quiser te processar para tomar tua túnica, deixa-lhe também o manto; se alguém te forçar a caminhar uma milha, acompanha-o por duas. Dá ao que te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.”

“Estamos diante da lei do talião, que visava pôr limites à sede de vingança do ser humano, impondo ao agressor o mesmo tratamento que ele tinha dado à vítima. Jesus propõe algo novo. Se eu devolvo o tapa que recebi com outro tapa, não há nada de novo na minha reação. A novidade está no ato contrário e gratuito: oferecer a outra face. Assim desmonto o mecanismo de vingança. “Resistir a quem faz o mal” significa não pagar o mal com o mal. Não responder à violência com violência. Jesus abre os nossos olhos para que não encaremos o inimigo para mostrar que temos poder. As nossas ações de amor devem ser inspiradas no que Jesus nos ensina nesse Evangelho. A atitude gratuita desarma a atitude violenta”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Observando como as pessoas, hoje, continuam a resolver suas oposições notamos que estamos longe desta sonhada “civilização do amor” pregada por Cristo.
Como você costuma reagir diante das provocações de outros?
Exortando a não se vingar, Jesus convida o discípulo/a ir além da lei civil ou da educação. Ele indica uma nova lei, um modo para ser plenamente feliz.
Como você quer viver essa nova lei?

Oração (Vida)

Dialogue com o Senhor. Fale com Ele e escute-o. Louve...Agradeça...Peça...partilhe com o Senhor seus sentimentos, buscas, angústias, medos... Converse com ele como um amigo/a.
Conclua com a oração do Pai-nosso

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

Todos os irmãos vos saúdam.
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
A graça do Senhor Jesus esteja convosco.
Eu vos amo a todos vós em Cristo Jesus.” (I Cor 16, 20;23).

Ir. Carmen Maria Pulga

A Lei do Talião, que se lê no livro do Êxodo, diz: “Se homens brigarem e houver dano grave, então dará vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe”. Esta Lei prevê uma punição proporcional ao dano causado e um limite à vingança. No livro dos Números, o homicida é réu de morte, e o vingador do sangue, o go’el, deverá matar o homicida, quando o encontrar. A lei é positiva enquanto evita que se desencadeie um mecanismo de vingança sem fim. A interpretação de Jesus também quer desmontar o mecanismo de vingança por algum mal sofrido. Jesus propõe que se introduza algo novo, diferente do que já foi feito. Se eu devolvo o tapa que recebi com outro tapa, não há nada de novo na minha reação. A novidade está no ato contrário e gratuito: oferecer a outra face. Assim desmonto o mecanismo de vingança e de violência. O Levítico também dizia: “Não te vingarás nem guardarás rancor dos teus concidadãos. Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. No entanto, “concidadãos” e “próximo” às vezes eram interpretados de forma restrita. São eles os de minha raça, povo, religião; os outros podem ser maltratados. Aqui temos um exemplo de que a interpretação de Jesus devolve ao mandamento seu significado original. Eu sou o próximo de quem precisa de mim.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.