Fundo
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/12/2020

Imaculada Conceição de Nossa Senhora, solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Gn 3,9-15.20 Salmo: Sl 98(97) - Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! 2ª Leitura: Ef 1,3-6.11-12
evangelho
Para Deus nada é impossível - Lc 1,26-38

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Obrigada Jesus por me ter dado esse grande modelo de fé. Rezo com toda a humildade: “Ave Maria, cheia de Graça!” Cheia de Jesus porque ele se encarnou no teu ser e no teu corpo. Ele quis ser sangue do teu sangue, carne de tua carne para poder ficar conosco.


Rezo: “ Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é contigo, bendito o fruto do teu ventre: Jesus.” Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, bendito o fruto do teu ventre, nosso caminho, nossa verdade, nossa vida. O fruto de teu ventre, Maria, é nosso Salvador, o Pão da Vida, o Libertador, o Filho de Deus vivo. Roga a Ele por nós que confiamos em vós. Amém."

Leitura (Verdade)

No meio do Advento, a Igreja coloca a festividade da Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado original, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo; ela antecipa a nova criação purificada do pecado.
Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo faz a Maria? Como Maria acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a essa Mulher cheia de graça?

“Descendente de um povo de profetas, acostumada a interrogar as nuvens à espera do Messias, Maria, pequena e pobre, é colocada na encruzilhada da história. Seu “sim” foi o sinal verde entre o céu e a terra. Ela não poderia entender os mistérios de Deus; mesmo assim, iluminada apenas pela fé, responde com coragem. Ela assina uma folha em branco e a entrega a Deus. Seu “sim” refere-se a todo projeto de Deus. O anjo saudou-a como “cheia de graça”. Em 1854, o Papa Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição, garantindo que Maria foi preservada de todo pecado, inclusive do pecado original. Ela é a Imaculada Conceição. Nenhuma família é feliz quando a mãe está ausente. Maria caminha conosco na História.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
O Sim de Maria pôs em marcha o sim da humanidade. Pôs em marcha essa caminhada rumo à ressurreição final. Qual é a qualidade do meu SIM nessa marcha rumo à ressurreição? Rumo ao meu fim? Ajudo como fez Maria outras pessoas a darem sua resposta fiel a Jesus? Alegro-me com as graças que Deus, Jesus e Maria concedem a humanidade? Sou agradecido(a)?

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

“Virgem Maria, Mãe de Jesus, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza.
Um pouco da tua coragem para o meu desalento.
Um pouco da tua compreensão para o meu problema.
Um pouco da tua plenitude para o meu vazio.
Um pouco de teu consolo para o meu espinho.
Um pouco da tua certeza para a minha dúvida.
Um pouco do teu sol para o meu inverno.
Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço.
Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio.
Um pouco da tua luminosidade para a minha noite.
Um pouco da tua alegria para a minha tristeza.
Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância.
Um pouco do teu amor para o meu rancor.
Um pouco da tua pureza para o meu pecado.
Um pouco da tua vida para a minha morte.
Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus.
Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Àquela que foi escolhida para conceber, do Espírito Santo, o Verbo de Deus convinha que fosse concebida sem pecado original. Nascer com o pecado original significa, na prática, certa amizade com aquele que introduziu o pecado no mundo e com o pecado, a morte. Não houve amizade entre a serpente e a mulher nem entre a descendência de uma e de outra. A mulher, Maria, é cheia de graça. Cheia, não apenas agraciada, porque nela não há espaço para o pecado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.