Fundo
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/11/2024

33º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ap 4,1-11 Salmo: Sl 150 - Louvai a Deus em seu santuário.
evangelho
Parábola das dez minas - Lc 19,11-28

Enquanto eles ouviam essas coisas, Jesus acrescentou ainda uma parábola, visto que ele estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus se manifestaria a qualquer momento. Disse então: “Certo homem nobre marchou a um país distante para ser investido como rei e voltar. Tendo chamado dez de seus servos, deu-lhes dez minas e disse-lhes: ‘Negociai enquanto estou fora!’ Seus compatriotas, porém, o odiavam e enviaram atrás dele uma delegação para dizer: ‘Não queremos que ele reine sobre nós’. Quando ele regressou, investido como rei, mandou chamar aqueles servos aos quais tinha dado a prata, para saber o que tinham ganhado negociando. Apresentou-se o primeiro e disse: ‘Senhor, tua mina rendeu dez minas’. Ele disse-lhe: ‘Muito bem, servo bom! Porque foste fiel no mínimo, recebe autoridade sobre dez cidades’. Veio o segundo e disse: ‘Tua mina, senhor, produziu cinco minas’. Disse também a este: ‘Tu também, governa sobre cinco cidades!’ O outro veio e disse: ‘Senhor, eis tua mina, que eu tinha guardado em um lenço; pois tinha medo de ti, porque és um homem exigente, que tomas o que não depositaste e colhes o que não semeaste!’ Ele disse: ‘Por tua boca te julgo, servo mau! Sabias que sou homem exigente, que tomo o que não depositei e colho o que não semeei? Então por que não colocaste minha prata no banco? Eu, ao regressar, a teria recuperado com juros’. E disse aos presentes: ‘Tirai dele a mina e dai-a ao que tem dez minas!’ E disseram-lhe: ‘Senhor, ele já tem dez minas’. ‘Eu vos digo que a todo aquele que tem será dado, mas, daquele que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. Quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os em minha presença!’”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Traçando o sinal da cruz sobre meu corpo eu abro meu ser para a Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho de hoje observe nesta parábola que quem é verdadeiramente fiel não tem medo da liberdade e assume a própria história com total fidelidade. Usa os talentos com criatividade e liberdade de filho/a e não de escravo, com medo das cobranças do patrão.

Evangelho: Lc 19,11-28 “Enquanto eles ouviam essas coisas, Jesus acrescentou ainda uma parábola, visto que ele estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus se manifestaria a qualquer momento. Disse então: “Certo homem nobre marchou a um país distante para ser investido como rei e voltar. Tendo chamado dez de seus servos, deu-lhes dez minas e disse-lhes: ‘Negociai enquanto estou fora!’ Seus compatriotas, porém, o odiavam e enviaram atrás dele uma delegação para dizer: ‘Não queremos que ele reine sobre nós’. Quando ele regressou, investido como rei, mandou chamar aqueles servos aos quais tinha dado a prata, para saber o que tinham ganhado negociando. Apresentou-se o primeiro e disse: ‘Senhor, tua mina rendeu dez minas’. Ele disse-lhe: ‘Muito bem, servo bom! Porque foste fiel no mínimo, recebe autoridade sobre dez cidades’. Veio o segundo e disse: ‘Tua mina, senhor, produziu cinco minas’. Disse também a este: ‘Tu também, governa sobre cinco cidades!’ O outro veio e disse: ‘Senhor, eis tua mina, que eu tinha guardado em um lenço; pois tinha medo de ti, porque és um homem exigente, que tomas o que não depositaste e colhes o que não semeaste!’ Ele disse: ‘Por tua boca te julgo, servo mau! Sabias que sou homem exigente, que tomo o que não depositei e colho o que não semeei? Então por que não colocaste minha prata no banco? Eu, ao regressar, a teria recuperado com juros’. E disse aos presentes: ‘Tirai dele a mina e dai-a ao que tem dez minas!’ E disseram-lhe: ‘Senhor, ele já tem dez minas’. ‘Eu vos digo que a todo aquele que tem será dado, mas, daquele que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. Quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os em minha presença!’”

“Lucas adapta uma parábola já usada por Mateus 25,14-30. Nas entrelinhas da parábola, gerada na cultura semítica, está a crueldade do poder e a ambição do dinheiro. Não é uma parábola que espelhe a índole de Jesus, manso e humilde de coração, que vem trazer vida para todos. O servo mau, não foi mau, mas negligente. Ele guardou o dinheiro e o devolveu. Segundo a Lei, ele não foi desonesto, mas, na comunidade cristã, apenas cumprir a Lei não é suficiente. O texto tem proximidade com o relato do jovem rico (Lc 18,18ss). Ele cumpriu a Lei toda desde a juventude, mas para o Reino dos Céus isso não é suficiente. É preciso o dinamismo da fé, o empenho na fraternidade e produzir frutos no amor”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Coloque-se diante do Senhor, mantendo em sua mente e em seu coração aquilo que o Evangelho lhe transmitiu.

Jesus nos faz seus dispensadores, partilhando conosco seus dons. Temos, pois, a responsabilidade de fazer frutificar o que o Senhor nos concede por sua bondade.
Como você usa os dons que recebeu gratuitamente de Deus?
Como é sua relação com o Senhor? De medo de se aproximar ou confiante na sua compaixão?
Onde você se encontra no prestar conta de seus talentos? Você é criativo/a na fé e na caridade ou está acomodado/a sobre seus talentos? E suas atitudes com o próximo são criativas, livres e esperançosas na promessa do Senhor ou movidas por interesses pessoais?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor Jesus sem medo e faça a sua oração, pois Ele está sempre atento ao nosso coração.
O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Ele deseja escutar o que temos a dizer. Faça a sua oração, mantendo em mente que é com muito amor e carinho que Ele o/a acolhe.
Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se com confiança e autenticidade.

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus nos faz seus dispensadores, partilhando conosco seus dons. Como você se propõe viver este desejo de Deus de ser corresponsável, de forma livre e criativa, com os dons que ele nos dá gratuitamente.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Releia a parábola. Não é a parábola dos talentos. O servo mau não foi mau. Ele não quis colaborar com a maldade de quem recebe o que não deu e colhe o que não semeou. O que fez Zaqueu?

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.