Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/09/2021

22ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Cl 1,9-14 Salmo: Sl 98(97) - Exultai diante do rei, o Senhor.
evangelho
Pela tua palavra, lançarei as redes - Lc 5,1-11

Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!” Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade e nos convidais a seguir-vos. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de avançar para águas mais profundas, mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais personagens aparecem no texto? Onde eles se encontram? Qual é o convite que o Senhor faz aos discípulos e a nós? O que significa ser “pescador de homens”, de acordo com o Evangelho?

Evangelho: Lc 5,1-11 Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!” Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.

“É compreensível o espanto e a atitude de Pedro. Ele pede que Jesus se afaste dele, pois é pecador. Todos nós somos pecadores, mas isso não deve afastar-nos dele. Pelo contrário, por causa do pecado, devemos pedir: “Fica comigo, Senhor, pois sou pecador”. Pedro usa a palavra “senhor” que significa “aquele que está acima do outro”. Ele ressalta a autoridade e a responsabilidade do Mestre. Isso implica aceitar a sua Palavra. A partir dela – e não da experiência humana – acontece o êxito apostólico, figurado pela abundante pesca. São as “águas mais profundas” para onde os discípulos estão convidados a lançar as redes. Mesmo conhecendo suas limitações, os apóstolos deixaram tudo e seguiram Jesus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ouvir o que o Senhor nos diz é desejar o crescimento, o progresso no amor e na verdadeira liberdade. Junto de jesus sempre temos o que aprender...
O que jesus ensinou àquele povo que lá estava? Que luz Jesus revela para mim, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração, seja de agradecimento ou louvor, seja de pedido ou prece. Entregue-lhe suas preocupações e as realidades que o(a) cercam, pois o Senhor está com você e, com todo amor e carinho, o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

Avançar, lançar as redes e pescar em águas profundas significa romper com o comodismo. Qual meu propósito para este dia?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada.” É nossa profissão. Sabemos o que estamos fazendo. Apoiados em falsas seguranças, mas de aparências muito seguras, não chegamos a ver o Cristo vivo diante de nós. Quando elas se desfazem, vem, então, a profissão de fé. Decisivo foi o passo seguinte: “Pela tua palavra lançarei as redes”. Há quem conte que, nessa hora, os peixinhos distraídos, clamaram uns aos outros: “Vamos depressa, Pedro vai lançar de novo as redes”. E desta vez houve uma grande pescaria.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.