Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/06/2020

Imaculado Coração de Maria, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 61,9-11 Salmo: (Sl)1Sm 2,1 - Meu coração exulta no Senhor!
evangelho
Por que me procuráveis? - Lc 2,41-51

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na liturgia de hoje, celebramos a memória do Imaculado Coração da Virgem Maria e somos convidados a refletir sobre sua presença na vida de Jesus e no plano da salvação. Com a mesma disponibilidade de Maria, acolhamos a Palavra de Deus e coloquemo-nos à disposição para que ela se realize em nós.


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho acolhendo cada palavra em seu coração. Imagine a preocupação de José e Maria quando não encontraram o filho na caravana. O que significa a presença de Jesus no Templo, entre os mestres? Como você entende sua resposta: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?”? De que forma Maria participa da vida de Jesus e de sua missão?

“Ao completar 12 anos, a criança começava a participar da festa da Páscoa. A caminhada, ida e volta, era feita entre os grupos de familiares e conhecidos. O episódio mostra o que poderia ser a primeira crise na Sagrada Família. Como qualquer mãe, Maria queixou-se: “Por que você fez isso conosco?”. A resposta foi um pouco dura e os pais não compreenderam. Mesmo assim, a família, reconciliada e unida, regressa para Nazaré. Hoje festejamos o Coração Imaculado de Maria, um coração cheio de ternura e misericórdia, preocupado com cada filho e filha. Há um lugar ideal para guardar a Palavra de Deus. Maria guardava todas estas coisas no coração. Jesus revela as suas prioridades: o Pai e o Reino. E a elas seria fiel até o fim.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Há um lugar ideal para guardar a Palavra de Deus. Maria guardava todas estas coisas no coração. Esse coração guardava tudo dentro dele e silenciava, aguardando a manifestação de Deus.
Onde eu guardo a Palavra e as manifestações de Deus?
Como cuido de meu coração Tabernáculo de Deus, Templo do Espírito Santo?

Oração (Vida)

“Ó Virgem Maria, nós vos veneramos porque vós sois a Mãe de Deus e nossa. Sois santa e imaculada, consagrada a Cristo, vosso Filho, e unida ao Espírito Santo. Ó Mãe da Igreja, dai-nos amar a família dos filhos de Deus e dos irmãos de Jesus. Nós vos pedimos por todos os fiéis que participam de nossas paróquias e comunidades e os demais, espalhados pelo mundo inteiro.
Pedimo-vos pelos fiéis leigos, para que vivam os sacramentos do Batismo e da Crisma e da Eucaristia pelo testemunho da fé, do amor e da esperança.
Pelos fiéis casados, para que expressem pelo sacramento do Matrimônio seu amor conjugal e sejam responsáveis na construção da própria família.
Pedimo-vos pelo Papa, para que seja reconhecido e amado como sucessor de Pedro e Vigário de vosso Filho. Pelos bispos, para que sejam acolhidos e respeitados como sucessores dos Apóstolos. Pelos sacerdotes, para que vivam como ministros do vosso Filho, Mestre e Sacerdote. Pelos diáconos, para que sejam servidores disponíveis do Povo de Deus.
Pedimo-vos pelos religiosos e religiosas, para que expressem sua consagração a Deus no mundo, pela vivência dos conselhos evangélicos e dos diferentes carismas de suas Ordens, Congregações ou Institutos.
Ó Maria, abençoai e defendei a Igreja do vosso Filho na variedade de seus dons, serviços e ministérios! Amém” (Trecho do livro “Maria da nossa fé”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra de Deus em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

“Todos os irmãos vos saúdam.
- Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
- A graça do Senhor Jesus esteja convosco.
- Eu vos amo a todos vós em Cristo Jesus.” (I Cor 16, 20;23)

Ir. Carmen Maria Pulga

Maria tinha um coração como todo mundo e no seu coração ela guardava tudo o que acontecia com seu Filho. Jesus está em seu coração de Mãe amorosa. Precisamos de um coração que funcione, senão morremos. Não basta, porém, ter um coração. É preciso ter um bom coração, com saúde espiritual. Um coração sadio destila bondade ao seu redor. Sentimos e percebemos quando alguém tem um bom coração. Quando alguém fala, mostra o que tem no coração. “A boca fala daquilo do que o coração está cheio.” “O que sai da boca procede do coração e torna o ser humano impuro.” O coração pode estar cheio de bondade ou de maldade. O coração de Maria estava cheio de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.