Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/03/2024

3ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Os 6,1-6 Salmo: Sl 51(50) - Lava-me de toda a minha culpa.
evangelho
Porque todo aquele que se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido - Lc 18,9-14

Para alguns que, convencidos de serem justos, desprezavam os outros, Jesus também contou esta parábola: “Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro, um coletor de impostos. O fariseu, de pé, orava para si mesmo desta maneira: ‘Deus, dou‑te graças por não ser como os outros homens: gananciosos, injustos, adúlteros; nem como esse coletor de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo o que adquiro’. O coletor de impostos, mantendo‑se a distância, nem sequer se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo: este desceu para casa justificado, mas aquele não. Porque todo aquele que se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Convite à humildade e à conversão nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal. Hoje, Jesus - através de uma parábola - exalta a prece humilde de um cobrador de impostos: “‘Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’.”
Disponho meu coração para que a Palavra se encarne em mim e transforme minhas atitudes


Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para atender aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra e dá-me um coração misericordioso. Amém.”

Leitura (Verdade)

Evangelho: Lc 18,9-14 Para alguns que, convencidos de serem justos, desprezavam os outros, Jesus também contou esta parábola: “Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro, um coletor de impostos. O fariseu, de pé, orava para si mesmo desta maneira: ‘Deus, dou‑te graças por não ser como os outros homens: gananciosos, injustos, adúlteros; nem como esse coletor de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo o que adquiro’. O coletor de impostos, mantendo‑se a distância, nem sequer se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo: este desceu para casa justificado, mas aquele não. Porque todo aquele que se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido”.

“Nesta parábola, Jesus fala do que passa no íntimo dos dois personagens que se encontram no Templo para orar. Um presunçoso, com a consciência de exemplar, e um pecador, que se penitencia. Tudo isso se passa no íntimo de cada um, sem expressarem uma palavra sequer. Que enorme lição para nós! Orar é colocar-se humildemente na presença de Deus, com a confiança de filhos. Em João 17, a oração de Jesus é exemplo disso: “Pai, é chegada a hora” (v. 1); “que conheçam a ti” (v. 3); “Pai santo, guarda-os em teu nome” (v. 11). Quando os discípulos pedem para que Jesus os ensine a orar, ele continua no mesmo tom filial, abrindo o coração do Pai para todos nós: Pai, Pai nosso!”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como ecoa em meu coração a lição desta parábola?
Diante dos dois personagens, com que me pareço mais?
Qual é minha postura diante do Senhor, como me apresento?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor sua oração. Peça confiante que Deus lhe dê a graça de saber orar, com o coração contrito e humilde.

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos nascem em mim após essa oração? Que compromissos desejo assumir? Proponho-me pedir ao Senhor que me livre da ilusão de ser melhor que outros.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Uma pequena história para ajudar a nossa caminhada quaresmal. Um fariseu e um publicano vão rezar no templo. O publicano, que cobrava impostos, fica distante, de olhos baixos, bate no peito e pede a compaixão de Deus, porque era um pecador. Tinha consciência do seu pecado e mostrava arrependimento. O fariseu fica de pé e fala com Deus no seu coração. Agradece por não ser ladrão, desonesto nem adúltero e diz que jejua e paga o dízimo. Tudo o que ele diz é verdade. Ele não está mentindo. Um, aparentemente justo, e outro, certamente pecador. E Deus gostou da oração do pecador que voltou para casa justificado. O fariseu, que cumpria toda a Lei, não voltou para casa justificado. Jesus termina a história dizendo que quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. Esta afirmação revela o ponto fraco do fariseu e da sua oração: ele se exaltou. Ao agradecer a Deus, o fariseu se comparou com os outros e com o publicano. Se não tivesse dito “porque não sou como os outros”, talvez a sua oração tivesse sido aceita.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.