Fundo
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/04/2023

Oitava da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 4,13,21 Salmo: Sl 118(117) - Agradecerei a ti, porque me respondeste.
evangelho
Proclamai o Evangelho a toda criatura - Mc 16,9-15

E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes e ficarão sãos”. Então o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou ‑se à direita de Deus. Eles saíram para proclamar em toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a Palavra pelos sinais que a acompanhavam.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

São Marcos Evangelista. Foi o primeiro apóstolo a escrever o Evangelho. Agradeçamos ao Senhor por este escolhido, que foi fiel e nos deixou o Evangelho escrito testemunhando que Jesus de Nazaré é o verdadeiro Filho de Deus.
Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” Mais do que um chamado, este é um mandato de Jesus para todo cristão.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me a graça de caminhar cada dia seguindo os passos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Deixo-me seduzir pelo Evangelho de Jesus, como João Marcos se deixou seduzir pela vida e pela pessoa do Mestre Jesus. Renovo meu sim de batizado/a dispondo-me a viver e anunciar a vida, as obras e a Palavra de Jesus.
Evangelho: Mc 16,15-20. Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. O Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa-Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.

“Jesus convida apóstolos e discípulos. Preocupa-se com a capacitação e o fortalecimento da fé. Confere-lhes os mesmos poderes que recebeu do Pai e, depois, os envia. O dinamismo está presente na atenção de Jesus para com todos aqueles que precisam do anúncio do Reino, a fim de continuarem acreditando em um novo momento de vida e de dignidade. Antes de concluir sua missão e voltar ao Pai, Jesus organiza a evangelização por meio da mediação dos apóstolos e discípulos. Da mesma forma, hoje, pelo dom do batismo, somos continuadores do anúncio do Evangelho e da construção do Reino. Dentro da nossa manifestação de fé está intrínseca a missão. Sejamos criativos, para evangelizar eficazmente.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Reflita sobre as palavras que tocarem seu coração.
Como ecoaram as palavras de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura”?
Como você testemunha a sua fé?
De que forma anuncia a Boa Nova de Jesus? Quais os sinais de que Deus está no seu agir?
Quem são as pessoas que hoje aguardam o anúncio do Evangelho?

Oração (Vida)

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

Este texto é parte do chamado “segundo final do Evangelho de Marcos”. Seu final original é perturbador, pois diz que as mulheres fugiram do túmulo, cheias de medo, e não contaram nada a ninguém (Mc 16,8). Os membros das comunidades de Marcos perceberam, mais tarde, que havia mais coisas a serem ditas. Isso está nos versículos 9 a 20. É material inspirado e canônico, mas foi escrito um pouco depois. Os elementos essenciais do querigma, contudo, estão presentes nos versículos 1 a 8: o túmulo vazio; o anjo que anuncia a ressurreição do Crucificado; e a ordem de seguir para a Galileia. O texto de hoje preenche duas lacunas: as aparições do Ressuscitado e o mandato missionário universal. Marcos sintetiza três aparições: a Maria Madalena; aos discípulos de Emaús; e aos onze apóstolos. Como é característica de Marcos, eles precisam superar a cegueira e a falta de fé. Feita a experiência de encontro com o Ressuscitado, a Igreja está pronta para testemunhá-lo. A ressurreição e suas consequências são a alegre notícia que deve ser comunicada pelo mundo inteiro.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.