Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/01/2024

Conversão de São Paulo, Apóstolo - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 22,3-16 ou At 9,1-22 Salmo: Sl 117(116) - Anunciai a Boa-Nova a toda criatura.
evangelho
Proclamai o Evangelho a toda criatura - Mc 16,15-18

E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes e ficarão sãos”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” Mais do que um chamado, este é um mandato de Jesus para todo cristão.


Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro/a missionário/a da tua Palavra.

Leitura (Verdade)

A Palavra de Deus é capaz de penetrar o âmago da alma e transformar qualquer pessoa. Deixe-se seduzir pelo Evangelho de Jesus, como Paulo apóstolo se deixou seduzir pela luz e presença do Mestre.

Evangelho: Mc 16,15-18 E Jesus disse-lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes e ficarão sãos”

“O texto é uma síntese do projeto de Jesus: ir pelo mundo e anunciar a Boa-Nova a toda criatura. Durante uma viagem a Damasco com o intuito de destruir a comunidade cristã daquela cidade, Paulo foi surpreendido pelo olhar esplêndido de Deus, que o transformou de perseguidor dos cristãos em prisioneiro do amor de Cristo. Prisioneiro de Cristo e servo dos irmãos. Enviado por Deus para anunciar Cristo entre os pagãos, Paulo assume radicalmente esse mandato. “Ai de mim se não anuncio o Evangelho” (1Cor 9,16). Sua vida apostólica foi um bom combate. Encerrou a carreira, guardou a fé e cumpriu fielmente seu ministério até o fim. Venceu o cansaço do homem exterior com a força da graça interior”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

São Paulo apóstolo de Jesus Cristo ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.
Em que consiste a missão que o Senhor confia aos que Ele chama?
Quem são os destinatários da missão?
Quais sinais acompanharão aqueles que crerem?
Após a conversão Paulo viveu e anunciou o Evangelho de Jesus Cristo. Como está sua caminhada neste sentido?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a conversão do apóstolo Paulo, rezemos pedindo a sua intercessão: “Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida, busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo. Iluminai, animai e abençoai a todos! Amém”. São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Repitir muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

A conversão de Paulo e sua vocação missionária aconteceram no mesmo instante. Deus se dignou revelar nele seu Filho Jesus, escreve Paulo aos Gálatas. A partir daí, ele saiu pelo mundo afora anunciando a todos a Boa-Nova de Jesus. Paulo foi um missionário da Palavra. Formava as mentes e os corações para que em tudo Deus fosse glorificado e as pessoas fossem salvas. Formava comunidades, instituía ministros e seguia adiante. Queria ir até os confins da terra para tornar conhecido o Evangelho de Jesus. Não se cansava de evangelizar sabendo que tudo podia naquele que lhe dava força. Converteu-se no caminho de Damasco e com muita humildade soube dar tempo ao tempo até ser aceito pelos irmãos de fé, que o conheceram antes como perseguidor da Igreja. Resumiu a sua vida nas palavras que deixou a Timóteo em sua última Carta: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. Possam também ser estas as nossas últimas palavras. Ouvimos no envio missionário feito por Jesus: “Quem crer e for batizado será salvo”, isto é, fé e sacramento acompanharão a vida daqueles que forem tocados pela Boa Notícia de Jesus. Deus se revela a eles e lhes fala pela doutrina da fé e pelos sinais sacramentais, e eles, com os sinais que os acompanham, revelam Deus ao mundo que não crê nem recebe sacramentos, em um serviço de verdadeira caridade.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.