Fundo
Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/08/2024

Santa Mônica, Memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Ts 2,1-3a.14-17 Salmo: Sl 96(95) - O Senhor vem julgar nossa terra.
evangelho
Purifica primeiro o copo por dentro, para que fique limpo também por fora. - Mt 23,23-26

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas descuidais do mais importante da Lei: o direito, a misericórdia e a fidelidade! Essas coisas deveis praticar, sem descuidar daquelas. Guias cegos, que filtrais o mosquito e engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que purificais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina desenfreada! Fariseu cego! Purifica primeiro o copo por dentro, para que fique limpo também por fora!

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, mulher de fé e perseverança na oração. Rezou anos a fio pela conversão de seu filho. Confiou inteiramente no Senhor e alcançou tão grande bênção. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
“Senhor Jesus, eu creio, mas aumenta minha fé!”




Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho de hoje, identifique sua mensagem central e destaque os versículos que mais lhe chamaram atenção. Leia-o mais de uma vez, pois quanto mais o lemos, mais claramente o entendemos. Procure entender a dura denúncia de Jesus, que não foi apenas para as pessoas daquela época, mas que são também para nós cristãos de hoje.

Evangelho: Mt 23,23-26 “ Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas descuidais do mais importante da Lei: o direito, a misericórdia e a fidelidade! Essas coisas deveis praticar, sem descuidar daquelas. Guias cegos, que filtrais o mosquito e engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que purificais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina desenfreada! Fariseu cego! Purifica primeiro o copo por dentro, para que fique limpo também por fora! ”

“Por meio da crítica à hipocrisia dos escribas e fariseus, Jesus adverte os seus discípulos para não os imitar. A Lei é dada por Deus para proteger a vida e a liberdade, e não para a escravidão. A Palavra de Deus é verdade, justiça e misericórdia. É inadmissível um modo de praticar a Lei que prescinda desses atributos. A hipocrisia fere o coração de Deus e o coração das pessoas também. Há poucos dias celebramos a vida de São Bartolomeu, Natanael. Dele, Jesus disse que era um verdadeiro israelita, sem fingimento. Que a verdade, a misericórdia e o amor sejam a regra de ouro de nossa conduta!” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus, que tudo vê, valoriza infinitamente mais o que se passa no interior do ser humano, na sede do coração de cada um, do que as coisas exteriores. Por isso, Ele abomina todo o fingimento, a falsidade, a hipocrisia.
Qual o significado da justiça na linguagem de Jesus?
Como você cuida dos pensamentos, opções e decisões que nascem no seu interior?
Você se preocupa mais em cumprir os ritos religiosos ou em praticar atitudes carregadas de caridade?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Apresente ao Senhor sua oração, pois, neste momento, você está diante de Jesus, o Filho de Deus que o/a ouve com todo amor e carinho se você está na sua presença com o coração sincero. Fale com o Senhor, apresente sua gratidão e louvor, suas intenções e pedidos.
Rezemos sobretudo pelas mães que sofrem por ver seus filhos optando por caminhos errados, para que nunca percam a esperança e confiem no Senhor.
Conclua com a oração da coleta na missa de hoje: “Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dá-nos pela interseção de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditando sobre a vida de Santa Mônica, uma proposta de vida é agradecer as visitas do Senhor, sobretudo, nos sofrimentos e entregar confiantemente a Ele nossas preocupações.

Bênção

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Dizem os estudiosos da história do cristianismo primitivo e do judaísmo rabínico que a polêmica com os fariseus que lemos nos Evangelhos aconteceu realmente quando as duas comunidades começaram a se estranhar. Todos eram judeus, alguns seguindo Jesus de Nazaré e outros o rejeitando. A briga consistia em saber quem era verdadeiramente judeu. Paulo, em sua primeira pregação missionária, dizia aos judeus reunidos nas sinagogas que o Messias esperado e prometido tinha chegado. Todos ficavam contentes e queriam saber quem era. Paulo, então, anunciava Jesus de Nazaré e dava início à discórdia. Uns aceitavam o que ele dizia e outros não. Dizem também que nas sinagogas, no fim do século primeiro, começaram a rezar contra os minim e os notsrim. Minim eram os traidores do povo na guerra com os romanos. Notsrim eram os cristãos. Notsrim é a palavra hebraica para dizer “nazarenos”. Os que seguiam Jesus eram chamados, e ainda hoje o são em Israel, de “nazarenos”. Os ataques eram mútuos. O Evangelho de São João reflete a polêmica entre judeus e cristãos, quando Jesus acusa os judeus de não acreditarem em Moisés: “Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam em mim, porque foi a meu respeito que ele escreveu”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.